São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Próximo Texto | Índice

Recomeço; Vidraça; Causa e consequência; Crise anunciada; Saco sem fundo; Dor de cabeça; Pavio aceso; Duas moedas

Recomeço
A confirmação, pelo Datafolha, de que diminuiu a diferença entre FHC e Lula reforça previsão corrente no mercado financeiro e entre políticos: a sucessão vai virar tiroteio. Esvazia-se a estratégia do PT de vencer no primeiro turno.

Vidraça
Outra consequência da aproximação de FHC na corrida contra Lula nas pesquisas é que ficará cristalizada a polarização entre ambos. Isto é bom para o tucano por um lado, mas o transforma em alvo dos demais presidenciáveis.

Causa e consequência
Políticos atribuem a diminuição da diferença entre FHC e Lula a dois outros fatores, além da entrada em vigor do real: o imbróglio do vice de Lula, Bisol, com o Orçamento e a superexposição do tucano na mídia por causa do real.

Crise anunciada
A diminuição de sua vantagem na corrida presidencial vem em uma hora ruim para Lula. Além de já estar da defensiva por causa do real e do "caso Bisol", o petista enfrenta problemas de falta de dinheiro em seu caixa de campanha.

Saco sem fundo
Por causa do caixa baixo, o PT faz amanhã seu "dia nacional de arrecadação". Militantes vão sair às ruas com sacos vermelhos onde poderão ser depositadas doações. Metade fica no Estado e a outra vai para a campanha de Lula.

Dor de cabeça
Eventuais somas elevadas que sejam doadas amanhã ao PT receberão bônus eleitorais em troca. Mas será necessário usar calculadora: os bônus ainda estão em cruzeiros reais. Outros partidos também esperam os talões em reais.

Pavio aceso
Em São Paulo, os tucanos também vão ser mais visados. A cúpula do PT decidiu subir o tom contra Covas. O alvo principal será a aliança com o PFL. A imagem de indecisão tucana será explorada. O PMDB também promete bater.

Duas moedas
Ao saberem que o comitê de FHC vibrou com o fax da Prefeitura de Natal (RN) sobre redução da passagem de ônibus, adversários dos tucanos trataram de lembrar que, em Campinas (SP), administrada pelo PSDB, houve aumento.

Próximo Texto: Rápido no gatilho; Café forte; Sem opção; Sorriso nervoso; Fora da linha; No microscópio; Bom ladrão; Monumento encoberto; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.