São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pão e ônibus

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Demorou, mas o prefeito Paulo Maluf respondeu ao "inominável" com que foi citado pelo ministro Rubens Ricupero. Em anúncio formal da Prefeitura de São Paulo, mas usando sempre seu locutor da campanha eleitoral, reagiu às "acusações falsas, irresponsáveis e eleitoreiras".
Como prova, disse que o preço da passagem de ônibus estava em meia URV um mês antes e passou para cinquenta centavos de real, na entrada de julho. Na tela, para evidenciar que é "absolutamente o mesmo preço", gravou e até repetiu a imagem "0,50", primeiro em URV e depois em real.
Uma argumentação que foi ainda repisada pelo prefeito, nos telejornais. Sem a agressividade do anúncio, chegou a citar o próprio Rubens Ricupero. "O ministro, a quem muito prezo, foi mal informado. A passagem não subiu. Portanto, não tem por que baixar."
Foi uma reação de bastante efeito. Pena que não veio em dia dos melhores. Em primeiro lugar, como registrou o TJ e os demais, porque em toda parte os prefeitos começaram a recuar nos aumentos de ônibus, para o patamar que está sendo exigido pelo ministro.
Segundo, porque o real está em seu melhor momento, até agora. Como noticiou o Jornal Nacional e os demais, "o preço da cesta básica caiu mais uma vez em São Paulo". Melhor ainda, o preço está baixando exatamente no levantamento feito pelo Dieese, uma entidade ligada aos sindicatos.
Não bastassem os ônibus e o Dieese –que aliás disse que os preços devem cair ainda mais– tem também o pão. Segundo a Globo, "o pãozinho começa a voltar aos preços normais". Talvez seja um exagero, mas a imagem do padeiro trocando os preços foi de impacto.
Tomates
Um impacto maior do que aquele conseguido pelo petista Chico Vigilante, que usou a visita do ministro ao Congresso para levar os pãezinhos que seriam a refeição diária possível, com salário-mínimo. Lembrou os velhos tempos dos tomates rolando. É tudo o que podem os petistas, no momento.
Vexame

Texto Anterior: Candidato encontra personagem de Rosa
Próximo Texto: Parecer pró-Bisol foi feito por assessor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.