São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia o discurso de dom Mauro

Esta é a íntegra do pronunciamento de d. Mauro Morelli:
"O presidente Itamar Franco, em 18 de março de 1993, declarou prioridade nacional o combate à fome, determinando medidas de governo e convocando municípios e cidadãos a participarem do mutirão nacional para resgatar a dignidade humana negada pela fome e a salvar vidas destruídas pela miséria.
Como instrumento de parceria entre governo e sociedade, o presidente criou o Conselho Nacional de Segurança Alimentar para dinamizar o combate à fome e abrir caminhos de erradicação da miséria.
Entretanto, a grave e histórica crise sócio-econômica atinge de forma cruel as crianças brasileiras. Apesar das ações solidárias da sociedade e de medidas de governo, cresceu a desnutrição e aumentou a mortalidade infantil, especialmente no Nordeste.
Por isso, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar no dia 23 de junho recomendou ao presidente Itamar Franco medidas especiais de combate à desnutrição através de Plano de Emergência.
Consideramos nosso dever exortar, igualmente, a outros níveis de governo, aos Comitês de Ação da Cidadania, religiões, empresários e todas as instituições da comunidade nacional, a assumir a responsabilidade que nos cabe a todos de reverter o quadro de fome e de miséria, transformando o Brasil numa sociedade justa, fraterna, solidária e aberta à vida.
Ultrapassando barreiras ideológicas, partidárias, religiosas, culturais e de classes, com solidariedade, parceria e ações descentralizadas, unamo-nos para resgatar a dignidade humana não apenas dos famintos e excluídos, mas de todos quantos cada dia temos um lugar à mesa de refeição."

Texto Anterior: Governo diverge sobre verba de emergência
Próximo Texto: Nilo desiste de processar a Folha mas mantém ação contra colunista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.