São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A OPINIÃO DOS CANDIDATOS

Monopólios

Lula
A favor da manutenção dos monopólios estatais do petróleo e das telecomunicações.

FHC
Candidato ainda não definiu proposta. Economistas importantes do PSDB, como André Franco Montoro Fº, defendem a quebra do monopólio do petróleo e a privatização da Petrobrás. O coordenador do programa, Paulo Renato Souza, afirma que o tucano deve privatizar as telefônicas estaduais.

Brizola
Pela manutenção. Seu programa considera o monopólio do petróleo questão de "soberania nacional". Propõe-se a "democratizar" o acesso aos meios de comunicação. Pretende usar a publicidade oficial para equilibrar o faturamento das emissoras de TV e assim "criar um sistema compensatório que ultrapasse a barreira comercial".

Quércia
O PMDB não fechou questão sobre o monopólio do petróleo. Sobre as telecomunicações, há consenso de que deve ser ampliada a participação privada, sem enfraquecer a capacidade reguladora do Estado. Quércia defende a manutenção dos monopólios, embora proponha uma abertura para o capital privado.

Amin
O programa do candidato defende "o rompimento de monopólios, através de concessões e permissões, nas áreas de energia, telecomunicações e transportes".

Texto Anterior: HOJE
Próximo Texto: REGRAS DO JOGO ELEITORAL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.