São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleções mostram mais futebol nas oitavas

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

Houve mais futebol –propriamente dito– nas oitavas-de-final da Copa dos EUA do que na primeira fase da competição, segundo os números do Datafolha.
Um balanço das duas etapas mostra que 12 de 14 fundamentos do futebol foram mais utilizados na segunda fase (veja arte acima).
Esse maior proveito de cada fundamento refletiu na média de gols do Mundial. Na etapa inicial, aconteceram 2,6 gols por jogo. Nas oitavas, 3,1.
As equipes passaram a trocar mais passes. Atingiu-se a média de 417 passes por seleção em cada jogo (ou 834 passes por partida) contra os 384 anteriores.
Isso é um sinal de que a bola ficou menos tempo nos pés de cada jogador e que as partidas ganharam em velocidade.
A média de passes certos também subiu: 682 a 624 em cada confronto, sintoma de que as seleções das oitavas têm mais técnica.
As finalizações foram outro fundamento cuja média por equipe aumentou. Em cada jogo, uma seleção finalizava 14 vezes na primeira fase. Nas oitavas, o número subiu para 16.
A pontaria dos jogadores melhorou. Agora, são seis finalizações certas por seleção a cada jogo, contra as cinco de antes.
As partidas estão mais disputadas. Os defensores desarmaram mais: 158 desarmes (média por time) contra 148 na primeira fase.
Essa maior disposição pode ser a causa do aumento na média das faltas (de 30 para 32) e dos cartões amarelos (4,1 para 5,2) por jogo. (Mauro Tagliaferri)

Texto Anterior: Número de 0 a 0 é o menor desde 58
Próximo Texto: Técnico sueco acredita em pensamento positivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.