São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número de 0 a 0 é o menor desde 58

ANDRÉ FONTENELLE
DA REPORTAGEM LOCAL

O número de partidas que acabaram em 0 a 0 na Copa de 94 será, provavelmente, inferior ao dos últimos Mundiais.
Foram apenas dois jogos sem gols, até agora: Coréia do Sul x Bolívia e Irlanda x Noruega.
Se nenhuma das oito partidas restantes termine sem gols, será o menor número de 0 a 0 desde a Copa de 58, na Suécia (dois).
Naquela Copa, aconteceu o primeiro jogo sem gols da história dos Mundiais –Brasil 0 x 0 Inglaterra, na primeira fase.
Por outro lado, curiosamente, embora a média de gols tenha aumentado, apenas uma partida teve mais de cinco gols –Rússia 6 x 1 Camarões.
Isso nunca ocorreu em uma Copa, mas, em vez de mostrar queda na qualidade dos jogos, prova que há maior equilíbrio entre os 24 participantes.
A constatação dá ainda maior valor ao aumento da média de gols, já que, nos Mundiais anteriores, goleadas contribuíram para elevá-la.
Um exemplo é o Mundial da Espanha. Descontada a vitória da Hungria por 10 x 1 sobre El Salvador, sua média de gols cairia de 2,8 para 2,64.
Na Copa dos EUA também já houve quatro "viradas" –quando vence o time que esteve em desvantagem no placar. É o dobro da Copa de 90, mas fica longe das oito viradas ocorridas em 58, em apenas 35 jogos. (André Fontenelle)

Texto Anterior: Romênia espera Suécia "com pés no chão"
Próximo Texto: Seleções mostram mais futebol nas oitavas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.