São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Angola inicia negociações

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os presidentes da África do Sul, Angola, Moçambique e Zaire iniciam hoje em Pretória uma nova rodada de negociações para encerrar a guerra civil angolana.
A Unita (União Nacional para a Independência Total de Angola) não participa diretamente das negociações. O governo angolano diz que o apoio do Zaire à Unita será o principal assunto das negociações.
Segundo Luanda, a maioria das armas adquiridas pela Unita chega ao país através da fronteira com o Zaire.
Relações entre Angola e o governo do presidente Mobuto Sese Seko (Zaire) são marcadas há anos pelo apoio zairense à Unita.
O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, disse que as negociações serão dirigidas pelos sul-africanos. }Foi pedido ao presidente Mandela que ajudasse a superar o impasse.
Na semana passada, o Conselho de Segurança das Nações Unidas deu um mês para a Unita aceitar as propostas de divisão do poder admitidas por Luanda.
A participação da África do Sul nas negociações foi feita pelo mediador da ONU, Alouine Blondin Beye.
A Unita combate o governo do MPLA (Movimento pela Libertação de Angola) desde a independência da ex-colônia portuguesa em 1975. A guerrilha da Unita foi apoiada pelos governos dos EUA e da África do Sul na época do Apartheid.
Milhares de angolanos já morreram vitimados pela guerra civil e pela fome.

Texto Anterior: Tutsi indica hutu para governo ruandês
Próximo Texto: Parlamento cambojano coloca Khmer Vermelho na ilegalidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.