São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Andreotti é acusado de pertencer à Máfia por promotores sicilianos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ex-primeiro-ministro italiano Giulio Andreotti foi acusado ontem de ser membro da Máfia. Promotores de Palermo mudaram sua acusação anterior em que pediam o julgamento de Andreotti por colaboração com o crime organizado.
"Eu nunca tive nada a ver com a Máfia e não há promotor ou juiz que possa provar o contrário", disse Andreotti em entrevista à TV. O democrata-cristão de 75 anos foi sete vezes primeiro-ministro –a última em 92.
"Estou indignado. Não puderam encontrar nenhum ato concreto meu em favor desse mundo que não apenas desprezo como enfrentei promovendo leis e medidas corajosas", disse Andreotti.
Não foram dadas explicações sobre a mudança na acusação dos promotores Guido lo Forte e Roberto Scarpinato. O objetivo parece ser impedir que o julgamento de Andreotti seja transferido de Palermo, capital da Sicília, para Roma.
Se a acusação for de colaboração com a Máfia por parte de um membro de governo, o caso pode ser julgado em Roma.
Se a acusação for de pertencer à Máfia, o julgamento ocorre em Palermo, onde a organização criminosa tem sua sede.
Outra consequência é a de que Andreotti perderia o fôro especial em que seria julgado se estivessem em questão seus atos de governo.
A investigação contra Andreotti começou com acusações de mafiosos presos, como Tommaso Buscetta e Baltassare di Maggio.
Segundo Di Maggio, Andreotti cumprimentou em 1988 o então principal chefe da Máfia, Salvatore Totó Riina, com um beijo –cumprimento usado por líderes da Máfia– em Palermo.

Texto Anterior: Parlamento cambojano coloca Khmer Vermelho na ilegalidade
Próximo Texto: China adota lei para demissões e greves
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.