São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Água-doce é fonte de turismo em 12 países

CARLOS KAUFFMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

Água doce é fonte de turismo em 12 países
Doze capitais da Europa Ocidental têm um rio de tamanho razoável a seu lado. Só o Danúbio, segundo maior rio do continente, cruza três delas: Viena, Budapeste e Belgrado.
Uma extensa rede de canais liga o Danúbio a outros rios europeus importantes, como o Reno, o Oder e o Meno.
Com quase 1.300 quilômetros de extensão, o Reno é um dos principais rios da Europa. Nasce nos Alpes suíços e segue em direção noroeste até desaguar próximo de Roterdã, na Holanda.
O trecho "heróico" do Reno está entre Bingen e Bonn (Alemanha), perto do encontro do afluente Mosel. Castelos e vinhedos nas margens escarpadas formam até hoje um cenário inspirador.
O Reno liga-se por canais a rios como o Ródano, o Sena e o Elba.
O Ródano, de 812 quilômetros de comprimento, é o maior rio a desaguar no Mediterrâneo. Nasce na Suíça, atravessa o lago Genebra e segue pela França até oeste de Marselha.
A zona vinícola, mundialmente conhecida, se concentra entre as cidades de Lyon e Avignon. O rio é pontilhado por várias quedas-d'água e cachoeiras, mas desde 1970 pode-se ir de Lyon a Marselha de barco.
Na França há dois outros rios importantes para se visitar, o Loire e o Sena.
O primeiro, o mais longo da França, é famoso pela quantidade de castelos e jardins pomposos nas suas margens.
Um roteiro no trecho compreendido pelas cidades de Angers e Orléans é diversão garantida.
Já o Sena, o segundo do país em extensão, corta Paris, o que já é um bom motivo para ser percorrido. Nem que seja nos Bateaux Mouches que diariamente fazem passeios nas redondezas da capital.
Além de Paris, os 780 quilômetros do Sena cortam Ruão, quase na desembocadura no canal da Mancha, onde está a cidade portuária de Le Havre.

Texto Anterior: Rios que têm a beleza e a grandeza do mar
Próximo Texto: CONHEÇA ALGUNS DOS GRANDES RIOS DO MUNDO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.