São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esquis estão por todos os lados

DENISE CHRISPIM MARIN
DA ENVIADA ESPECIAL

Nas noites de sábado, cerca de 50 instrutores, com tochas acesas na mão, descem esquiando uma das altas montanhas de Valle Nevado. A façanha é um deleite para o público, que assiste o show sorvendo chocolate e vinho quente.
Boa parte das diversões em Valle Nevado está relacionada com neve e esquis. Uma das sensações para os "experts" no assunto, por exemplo, é voar de asa-delta e esquiar ao mesmo tempo.
O "surf na neve", uma variação recente da prática do esqui, também é uma experiência irresistível para quem tem equilíbrio, condicionamento físico e habilidade em deslizar montanha abaixo.
Mesmo para os que ainda estão em fase de aprendizado há alternativas de diversão. O passeio de motoneve –de preferência com um guia– é capaz de garantir uma boa dose de sensação de aventura.
Valle Nevado possui, ainda, uma espécie de creche, o Jardim de Neve, onde as crianças desenvolvem atividades de entretenimento enquanto seus pais e irmãos mais velhos esquiam.
No programa está previsto inclusive a iniciação dos pequenos na prática do esqui. Eles podem ainda passear em trenós puxados por cães rusky siberiano.
A gastronomia também é um dos pontos fortes da estação. Degustar o tempero dos pratos dos sete restaurantes do complexo –entre os quais o Jazz Grill, bem no meio de uma das pistas de esqui– é um bom programa.
Uma das surpresas está no Café de La Plaza, o único com comida típica chilena. Recomenda-se ali não rejeitar o "couvert", que traz um tipo de pão frito preparado com abóbora, o "sopaypilla".
O mesmo restaurante costuma montar, do lado de fora, um bufê com verduras, legumes, peixes, frutos do mar e churrasco. Nos dias de sol e de temperaturas menos sofríveis, o Café de La Plaza torna-se opção movimentada e descontraída de almoço.
No jantar, o "fondue" de queijo no restaurante suíco Le Montagnard pode ser uma boa opção para encerrar a noite –se não quiser cair na badalação da discoteca.
Devido ao risco do hóspede se ver trancafiado no hotel –por causa de uma tempestade de neve ou justamente da falta dela– todas as unidades estão providas de pianos-bar e salas de jogos. (DCM)

Texto Anterior: Dicas para os novatos
Próximo Texto: CONHEÇA OS PACOTES PARA A ESTAÇÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.