São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capital do Ceará tem diversão 24 horas

ALESSANDRA BLANCO
DA ENVIADA ESPECIAL

Depois de cinco horas atrás dos trios elétricos na avenida e, pelo menos, mais duas horas de shows, quem ainda tiver fôlego, durante o dia, pode aproveitar as praias, fazer passeios pelas dunas e ainda curtir o artesanato de Fortaleza.
O agitado roteiro inclui a praia do Futuro, a praia do Cumbuco (37 km a oeste de Fortaleza) e o Beach Park (20 km a leste de Fortaleza).
A temperatura média da água do mar é de 27º C o ano todo, mas quem quiser tomar um banho deve procurar praias um pouco distantes da capital. Toda a orla metropolitana é poluída e imprópria para banhos.
Na praia do Futuro, depois do banho de mar, pode-se experimentar o caranguejo do Chico Caranguejo ou assistir a shows de música ao vivo que acontece em quase todas as barracas, com destaque para a "Subindo ao Ceú".
Ao chegar ao Cumbuco, depois de uma estrada estreita, com muito calor e poeira, a grande dica é o passeio de bugue pelas dunas que chegam a atingir quatro ou cinco metros de altitude.
Não adianta tentar se aventurar sozinho com o carro, a menos que se queira cair em atoleiros. Os motoristas locais dão ao passeio uma mistura de aventura e segurança.
Depois de tantas subidas e descidas, no meio do caminho, após vencer uma das mais altas dunas, a surpresa: uma lagoa de água doce para um irresistível mergulho.
Porém, para se atingi-la, é preciso escorregar pela areia e, para regressar ao carro, é preciso subir a pé. Nada que não valha a pena.
Depois de Cumbuco, quem tiver mais tempo em Fortaleza pode conhecer outras praias como Jericoacora ou Canoa Quebrada, mais distantes da capital.
O Beach Park, um parque aquático na praia Porto das Dunas, próximo à cidade cenográfica da novela "Tropicaliente", da Rede Globo, oferece tobogãs, rio artificial, ducha e cachoeiras.
Ali, as opções de diversão são muitas: desde aproveitar a praia, tomar um banho nas piscinas, até andar de bugue até os cenários globais ou fazer um passeio de ultraleve.
No final da tarde, a feirinha na avenida Beira-Mar oferece produtos típicos como redes, linho, madeira e castanha de caju.
Esses produtos também podem ser comprados, um pouco mais caros mas com maior variedade, no mercado central ou na rua Monsenhor Tabosa.
Mas, atenção: não compre nada, sem antes pechinchar. Por mais barato que seja o produto, o preço sempre pode ficar melhor.
Por fim, quem resolver ficar mais alguns dias em Fortaleza, pode aproveitar a programação noturna que inclui o forró do Pirata (praia de Iracema) às segundas-feiras e shows nas barracas da praia do Futuro às terças.
Na quarta-feira, há o forró no Clube do Vaqueiro junto com a vaquejada (brincadeira cujo objetivo é derrubar o boi pelo rabo).
Na quinta e sexta-feira, novamente a atração fica nas barracas da praia do Futuro.
No sábado, o centro boêmio da cidade, na praia de Iracema, concentra nativos e turistas nos barzinhos. No domingo, há o pagode do bloco Kanguru e o forró no Cajueiro Drinks (BR 116, km 30). (AB)

Texto Anterior: Pacote com hotel e avião custa a partir de R$ 519
Próximo Texto: Maria-fumaça traz a nostalgia da serra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.