São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amigos de Itamar tentam formar bancada

EVANDRO EBOLI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM JUIZ DE FORA

O grupo político de Itamar Franco se articula para eleger em outubro uma bancada vinculada ao presidente.
Desta forma, Itamar, ao deixar a Presidência, continuaria a influenciar em decisões do Congresso e teria condições de viabilizar seu retorno à política, como fez o ex-presidente José Sarney.
Em Minas Gerais, despontam pelo menos três candidaturas próximas ao Palácio do Planalto.
Os candidatos a deputado federal que têm o apoio do presidente são Marcello Siqueira (ex-presidente de Furnas), Eliseu Resende (ex-ministro da Fazenda) e o deputado Raul Belém, que tenta sua quarta reeleição.
Raul Belém não arrisca a estimar o número de parlamentares que a partir de 95 terão alguma relação com Itamar.
O grupo ligado a Itamar no Congresso deve contar também com ex-integrantes do governo e parlamentares de outros Estados.
São os casos do senador Pedro Simon, líder do governo e cujo mandato se encerra em 98, e Jamil Haddad (ex-ministro da Saúde) e que disputa uma vaga na Câmara pelo PSB carioca.
Se eleita, a bancada de Itamar será pluripartidária. Eliseu Resende é do PFL, Marcello Siqueira, do PSDB, e Raul Belém, do PP.
O ex-presidente da Caixa Econômica Federal Danilo de Castro, embora não seja tão próximo de Itamar quanto Resende, Siqueira e Belém, também concorre pelo PSDB.
Governo de MG
Os amigos do presidente avaliam que Itamar precisa de uma composição mínima no Congresso para viabilizar sua candidatura ao governo de Minas Gerais em 98.
"Este sempre foi seu desejo político. Ele diz que a Presidência encerra sua vida pública, mas não é o que muitos de seus amigos querem", afirmou Belém.

Texto Anterior: Presidenciáveis dão entrevista no 'Roda Viva'
Próximo Texto: PT discute seu esquema de espionagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.