São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transmissão é a mais moderna

DA REPORTAGEM LOCAL

Os clientes da Agência Folha têm à sua disposição métodos de transmissão de dados modernos e seguros. "O sistema que estamos usando é com certeza o mais rápido e eficiente do país", diz Lelivaldo Marques Filho, 31, coordenador operacional da Agência Folha.
Esse tipo de linha liga duas localidades ponto-a-ponto, de forma exclusiva. Através dela se obtém uma conexão limpa, sem os ruídos característicos das linhas telefônicas normais (discadas).
A depender da região em que se encontra, o cliente poderá escolher o meio que julgar mais conveniente em função dos custos ou dos recursos disponíveis em sua empresa.
O satélite atende todo o Brasil. Rio, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto (SP), Santos e Vitória podem receber também por FM.
Outras 42 cidades podem optar por receber o serviço por linha dedicada, entre elas Brasília, Fortaleza, Manaus, Londrina (PR), Belém, Natal, Aracaju, Goiânia, Campinas (SP), Belém e Blumenau (SC).
Todos os sistemas permitem o mesmo tipo de manuseio dos dados (veja texto acima). A velocidade de transmissão pode chegar a até 19.200 bits por segundo ou cem páginas de texto por minuto, cada página com 20 linhas de 70 caracteres.
A transmissão por FM exige que a CMA encaminhe os dados por linha telefônica dedicada a uma estação de rádio FM. De lá os dados seguem juntamente com as transmissões normais da estação.
Os ouvintes de rádio não percebem que junto com as músicas estão viajando no ar os textos, que serão recebidos pelos assinantes da Agência em um pequeno receptor de FM, acoplado a um computador ou diretamente a uma impressora.
No caso de linha dedicada, existe uma conexão telefônica exclusiva que liga o cliente à CMA. Em cada uma das pontas é colocado um modem. Esses aparelhos permitem a comunicação por linha telefônica entre computadores distantes.
Uma antena parabólica comum e um sintonizador levam a informação ao computador, à rede ou diretamente a uma impressora do cliente.

Texto Anterior: Didatismo é prioridade
Próximo Texto: Meta é supermercado eletrônico de informação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.