São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meta é supermercado eletrônico de informação

DA REPORTAGEM LOCAL

O lançamento do serviço noticioso da Agência Folha é mais um passo na criação de um supermercado eletrônico de informação.
Esse conceito traz a idéia de que o cliente possa comprar com rapidez a informação que quiser, na forma que preferir, no momento que precisar.
"Já temos vários produtos com essas características", diz a diretora Márion Strecker. "A meta é ampliar a variedade rapidamente".
Essa revolução no consumo de informações teve início nos anos 80, quando começou a informatização do Banco de Dados Folha de S.Paulo.
Esse processo foi radicalizado este ano com a implantação do primeiro arquivo de fotos em computador da imprensa brasileira.
Quando um repórter fotográfico volta de uma missão, os negativos de seus filmes são revelados em laboratório normalmente.
A seguir, em vez desses negativos serem ampliados em papel fotográfico, como aconteceria num sistema tradicional, eles são escaneados.
Ou seja, os negativos passam por um equipamento chamado "scanner", que capta as imagens e as transforma em linguagem de computador.
É em computador que a Redação da Folha escolhe e trabalha graficamente as fotos. É em computador também que as fotos são arquivadas definitivamente.
Desde o ano passado, a íntegra de todos os textos da Folha é armazenada em rede de computadores no Banco de Dados. Os jornalistas têm acesso instantâneo a essa base de dados, podendo acessá-la da Redação, já que as redes são interligadas.
O Banco de Dados também desenvolve para o grande público serviços que atendem às exigências de disponibilidade e forma do supermercado eletrônico. Um dos sistemas mais procurados é conhecido como Folha Informações.
O Folha Informações em sua versão interativa, lançada no início do ano passado, permite a consulta por meio de telefone ou de aparelhos de fac-simile.
Os mais procurados do sistema são o Folha Informações Dólar e o Folha Informações Real, até o final de junho conhecido como FI-URV. Juntos, esses serviços vinham recebendo entre 8 e 10 mil chamadas por dia.
Atualização
Além de cotações do momento –o FI-Dólar é atualizado a cada 2 horas, nos dias úteis– o serviço oferece também cotações do passado. As cotações podem ser ouvidas ou recebidas por fax.
Além dos valores da URV (Unidade Real de Valor) e de informações sobre a mudança da moeda, o FI-Real oferece valores da TR (Taxa Referencial) e da Ufir (Unidade Fiscal de Referência).
Com computadores de última geração, o sistema Folha Informações é acionado também em caráter de urgência, para atender a demanda por informações quando surge algum evento de interesse nacional imediato ou para informar o resultado das últimas competições esportivas.
No mês que precedeu o plebiscito sobre forma e sistema de governo em 93, a população teve à disposição por telefone informações detalhadas sobre presidencialismo, parlamentarismo e monarquia.
No final de maio, foi lançado o Folha Informações Copa 94, pelo qual o público tem acesso ao resultado e à análise dos jogos, além de histórico de cada seleção e de todas as Copas.
Por fax, no mesmo sistema, o usuário pode receber uma tabela atualizada com os resultados de todas as partidas da Copa.
Outra grande reviravolta em termos de consumo de informação está sendo desenvolvida pelo Banco de Dados. Será lançada, para o público em geral, a consulta remota ao texto integral da Folha por computador.
Esse projeto ficará completo quando for criada a consulta, também à distância, do arquivo digital de imagens.
As fotos da Folha, que hoje são estocadas em computadores, poderão ser enviadas por linha telefônica a empresas de publicidade ou mesmo a pessoas físicas.

Texto Anterior: Transmissão é a mais moderna
Próximo Texto: Marcello Siqueira é 'porta-voz' de Juiz de Fora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.