São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
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Pizzaria pode inovar nos serviços

Mais popular no Brasil do que em seu país de origem, a Itália, a pizza é um negócio de dar água na boca. A expansão das pizzarias nas mais diversas regiões não significa que o mercado tenha esgotado suas possibilidades. Por ser um prato apreciado pela maioria da população, sempre existe lugar para mais uma.
Principalmente se conseguir se diferenciar da concorrência.
Para tanto, é preciso saber o que o cliente deseja para atendê-lo de todas as formas, seja em sistema de rodízio, entrega à domicílio, oferecer sabores inéditos ou exóticos. A contratação de um bom pizzaiolo faz a diferença.
O investimento maior é com a compra de equipamentos, instalações e pessoal. Para diminuir os custos, o ideal é registrar a pizzaria como microempresa –fica isenta dos impostos federais. O retorno aparece em cerca de 10 meses.

. Investimento inicial: R$ 16 mil*
. Investimento fixo: R$ 12,5 mil
. Custo fixo mensal: R$ 1,5 mil
. Reserva técnica: R$ 1 mil
. Capital de giro: R$ 2,5 mil
. Faturamento mensal: R$ 10 mil
. Funcionários: 7
. Área mínima: 60 m²
. Grau de risco: baixo, mas os maiores riscos estão nos preços dos aluguéis, na falta de bons pizzaiolos e dificuldade de montar uma pizzaria com algo a mais para superar a concorrência, que é grande.
. Estrutura: o ponto é mais que um detalhe. Deve ser confortável e oferecer facilidades aos fregueses, como estacionamento próximo da casa.

* Para 100 pizzas por dia. O investimento inicial é a soma do investimento fixo, capital de giro e reserva técnica.

Fonte: Sebrae - "Série Oportunidades de Negócios"

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