São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
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Como identificar as atividades em ascensão

Saiba como as novas tendências mundiais e alteram o mercado consumidor e criam condições para o desenvolvimento de negócios

BEM-VINDO À ECONOMIA GLOBAL
A era do simples intercâmbio comercial entre os países evolui para o grande mercado único. Os acordos de livre comércio entre nações –Mercado Comum Europeu, Mercosul, Nafta etc -estabelecerão concorrência entre os negócios do mundo inteiro.
A atividade empresarial cresce com a democracia e o liberalismo econômico. A recessão, vivida nos anos 80, já não existe mais. Países da sia passam por surtos de desenvolvimento jamais vistos, liderados pela excelência japonesa.
Os Estados se livram de suas empresas, reduzem impostos para arrecadar mais e melhoram os serviços essenciais.
A preocupação com o meio ambiente é generalizada. O mundo consome menos energia e matéria-prima, com aumento de produção. Componentes eletrônicos, ao invés de mecânicos; plástico no lugar do aço e programas de conservação de energia poupam recursos naturais.

OPORTUNIDADES
. Fabricação e comercialização de hardware e software para todos os fins
. Consultoria de comércio exterior
. Consultoria de investimentos no exterior
. Consultoria sobre assuntos ambientais
. Produtos para captação e utilização da energia solar
. Transporte aéreo e marítimo de pessoas e cargas entre nações
. Invenções ligadas à eletrônica, à confecções de tecidos leves, fibras óticas etc.
. Indústria e comércio de aparelhos de telefonia, computação e serviços de manutenção.
. Métodos de controle da emissão de dióxido de carbono nas indústrias
. Administração de reservas florestais
. Criação de dispositivos de controle da poluição em diversos tipos de fábricas
. Purificação de óleos industriais a automotivos
. Processadores de água para consumo residencial
. Fabricação de containers à prova de vazamento e erosão.
. Embalagens recicláveis e métodos de reciclagem de embalagens.
. Remoção e reciclagem de lixo residencial
. Projetos de reflorestamento, horticultura e paisagismo.
. Geradores de energia eólica
. Geração de energia da biomassa
. Reciclagem de produtos que usam CFC (Clorofluorcarbonos)
. Pesquisa de produtos que substituam o CFC
. Reciclagem de vidro, aço, plástico, óleo de motor, fluido de transmissão automática, baterias e ácidos de baterias, gasolina, querosene, tíner para tintas, terebentina etc.

ESTILO DE VIDA INTERNACIONAL
A "aldeia global" impõe a padronização de um estilo de vida. Do consumo dos mesmos produtos –carros, eletrodomésticos, roupas, sanduíches etc –, a opções de lazer e perspectivas de realização individual.
Mais de três milhões de pessoas voam de um canto a outro do planeta todos os dias. No Brasil, é mais barato conhecer outros países do que se aventurar pelo Norte e Nordeste do país. Em função disso, a classe média brasileira tem optado por viagens à Europa ou Estados Unidos.
Algumas revistas de moda são editadas em mais de 20 idiomas. Proliferam os restaurantes chineses, japoneses e italianos, lojas de conveniência e fast foods na maioria das cidades de porte médio.
O inglês é a língua mais falada no planeta –400 milhões de pessoas o têm como segunda língua. Na China, 250 milhões estudam o idioma.

OPORTUNIDADES
. Comércio de roupas importadas
. Comércio de artigos importados
. Restaurantes típicos de diversos países –chineses, japoneses, italianos, francesas, etc.
. Lojas de comida rápida –fast foods
. Fabricação e comercialização de marcas internacionais da moda.
. Cursos de inglês, inclusive nos países de origem
. Agências de turismo

O TEMPO DA ARTE E DO LAZER
As pessoas investem mais tempo e dinheiro em lazer e arte. Empreendimentos nesses ramos são muito rentáveis, especialmente nas economias em expansão.
Artes cênicas e visuais, a música e o show business estão em alta. Aqui, nossa tradição cultural ainda não inclui os museus. Mas, em boa parte do mundo, nunca foram tão requisitados e frequentados.
O Centro Georges Pompidou –um museu de arte moderna, em Paris –é o monumento mais visitado do mundo –cerca de 8 milhões de pessoas por ano.
Nos últimos anos, o Japão construiu mais de 200 novos museus e a Alemanha, mais de 100. Os leilões registram cifras astronômicas na venda de obras de arte.
O investimento que as empresas fazem no patrocínio de esportes, para obter imagem junto aos consumidores, cede espaço ao apoio artístico.
A tendência de maior consumo da produção artística favorece a exportação da música brasileira, principalmente, para o Japão, Europa e Estados Unidos. Este mercado, inaugurado pela ampla divulgação mundial da bossa-nova, promete crescer.
O vigor da produção teatral e de espetáculos musicais, no país, é o que melhor reflete a tendência de maior disposição para o lazer e o entretenimento entre os brasileiros.
Além das artes, o turismo se mantém como atividade extremamente promissora. É a maior indústria do mundo e maior fonte de renda para muitos países. O potencial turístico do Brasil é fantástico e ainda pouco explorado em sua potencialidade.
Levantamentos indicam os números gerados com o turismo:
. emprega 10,6% da força de trabalho mundial –mais de 200 milhões de pessoas.
. contribui com 10,2% do Produto Nacional Bruto mundial.
. recolhe US$ 655 bilhões em impostos, com faturamento em torno de US$ 3,4 trilhões.
A tendência é a de que o turista passe a demandar serviços diferenciados: lugares exóticos, excitantes ou dentro da nova visão ecológica – paraísos naturais preservados. Aspectos em que o Brasil, como poucos outros países, tem muito a oferecer.

OPORTUNIDADES
. Galerias de arte
. Teatros e casas de espetáculos
. Lojas de disco laser, vídeos, diversões eletrônicas
. Lojas de souvenir para turistas
. Hotéis e hospedarias
. Agências de viagem e turismo
. Restaurantes, cantinas e bares voltados para o turista.
. Turismo ecológico, exótico, cultural, de aventura.

AS MULHERES NA LIDERANÇA
Mulheres avançam com rapidez e competência na liderança dos negócios. Nos Estados Unidos, duas em cada três novas empresas são de iniciativa delas. No Canadá, são donas de um terço das pequenas empresas e, na França, de uma em cada cinco.
As mulheres se mostram mais preparadas ao exercício do estilo de liderança democrática que o perfil das novas empresas exige. No passado, era fácil controlar tarefas repetitivas e burocráticas. Já o trabalho intelectual não comporta capatazia.
A tradição masculina é tomar como modelo de gerência o estilo militar, do mando e da autoridade. As mulheres levaram para as empresas a postura de apoio e facilitação, própria do envolvimento familiar.
Lealdade, comprometimento e respeito aos indivíduos são os pressupostos dos novos modelos de gestão, para os quais o sexo feminino tem mais vocação.
As mulheres já ocupam maioria absoluta nas profissões da era da informação. Muitas trabalham em tempo parcial, em suas próprias casas. Produzem em seus computadores e remetem o trabalho, via modem, às empresas que resolveram terceirizar boa parte de suas atividades.

OPORTUNIDADES
. Lojas de comida congelada e semipronta.
. Oferta de serviços caseiros de toda a espécie: limpeza,
conservação, bufês etc.
. Treinamento e consultoria para executivas.
. Creches e todo tipo de estabelecimento esportivo,
cultural, educativo e ocupacional para crianças.

O SOCIALISMO DE LIVRE MERCADO
Países de economia centralizada passam a conviver com o modelo empreendedor da economia de mercado. O controle do Estado é reduzido para valorizar a iniciativa individual.
No momento em que a economia mundial se unifica, fica mais dífícil permanecer com a economia interna fechada. Na Rússia, surgiram milhões de empreendedores com a mudança do regime.
A China também oxigena sua economia e o processo começa a chegar a outros países socialistas.

OPORTUNIDADES
. Possibilidade de venda de todos os tipos de produtos e serviços
. Estabelecimento de parcerias
. Aproveitamento de tecnologia desenvolvida nesses países

MARÉ FAVORÁVEL NO PACÍFICO
Com o descobrimento das Américas, o centro comercial do mundo migrou do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico. Agora, ruma ao Oceano Pacífico, com a ascensão dos países que integram sua orla –entre eles o Japão, China e Tigres Asiáticos.
Neles, se concentra metade da população mundial. Estima-se que chegará a dois terços no Século 21. Hoje, representa um mercado de US$ 3 trilhões, que cresce US$ 3 bilhões a cada sete dias.
São países que selaram forte compromisso de priorizar a educação da população. Alguns se encontravam, há 30 anos, mergulhados na pobreza. Revolucionaram as teorias de desenvolvimento econômico: pularam parte da fase de industrialização para chegar à economia da informação.
A China, com um bilhão de consumidores e um mercado cada vez mais promissor, é tida como a potência do próximo século.
Os números relativos ao comércio exterior de alguns destes países são impressionantes:
. Coréia do sul: US$ 76,8 bilhões
. Taiwan: US$ 110,3 bilhões
. Hong Kong: US$ 119,5 bilhões
. Singapura: 60,9 bilhões
A educação traz grande vantagem competitiva. No Japão, o ano letivo tem 240 dias, contra 180 nos Estados Unidos. O japonês tem ensino secundário de alta qualidade, enquanto o dos norte-americanos é considerado decadente. O Japão diploma três vezes mais doutores em Ciências que os Estados Unidos.

OPORTUNIDADES
. Importação e comércio de produtos fabricados nestes países –a maioria eletrônicos.
. Exportação de bens e serviços, inclusive alimentos.
. Parcerias na abertura de empresas no Brasil.

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