São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
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A influência das megatendências nas organizações

As organizações são fortemente influenciadas pelas Megatendências de mudanças verificadas nos anos 90 e que certamente se estenderão pela primeira metade do século 21. Peter Drucker, em seu livro "Administrando para o Futuro", faz algumas colocações importantes sobre estas mudanças e o seu impacto sobre a sociedade e empresas.

1. INTEGRAÇÃO ECONÔMICA MUNDIAL
A globalização é uma tendência econômica irreversível e se dará, inicialmente, entre blocos e não entre países. Portanto, para as empresas com sede no Brasil, o Mercosul irá desempenhar, no futuro próximo, um papel importante. Assim como a integração da Europa será para a Comunidade Econômica Européia, o NAFTA, para os Estados Unidos, Canadá e México e a integração do Japão com os Tigres Asiáticos, entre outros.

2. ALIANÇAS COMERCIAIS
Nessa época de grandes transformações, as organizações serão compelidas a estabelecer alianças, principalmente no que se refere a tecnologia e ao mercado. Dificilmente uma organização terá condições de gerar toda a tecnologia de que necessita para o seu negócio. A postura adequada é se aliar com outras empresas, centros de pesquisas, e até mesmo com indivíduos.
Alianças comerciais serão necessárias para penetrar nos diversos mercados que se abrem com a globalização. Nesse sentido, escolher o parceiro certo, bem como definir o início e o término da parceria são ações necessárias.

3. MUDANÇAS RADICAIS
Na era da informação, as organizações necessitam mais de estruturas gerenciais horizontalizadas. Isto é, com o menor número de níveis hierárquicos possíveis, afim de se adaptarem ao mercado e se tornarem flexíveis e rápidas.
Boa parte dos colaboradores, que trabalham em tais organizações, não necessitarão estar presente fisicamente em seu local de trabalho, já que existem formas mais rápidas e baratas de transportar idéias e informações.
A terceirização de atividades burocráticas, de manutenção, apoio e outras que não agregam valores para o cliente são constantes. Representa um passo importante na missão das organizações e de seus executivos, que podem dedicar mais atenção às atividades essenciais.

4. PERSONALIZAÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS
A supremacia do consumidor sinaliza que os clientes estão em primeiro lugar na lista de prioridades de qualquer organização. Desejam e esperam produtos personalizados e as organizações se estruturam para poder corresponder às expectativas.
Investir na satisfação do cliente modifica padrões operacionais e gerenciais obsoletos e promove a integração entre a empresa e o consumidor, criando um elo fundamental para a sobrevivência e o desenvolvimento das organizações.
Força também a concorrência a se atualizar para tentar acompanhar os movimentos estratégicos de seus concorrentes. Quem ganha é o consumidor.

5. TRANSFORMAÇÕES NO GOVERNO E NA SOCIEDADE
A desestatização cria oportunidades de negócios para as empresas privadas. Assumir atividades que antes eram função pública, está se transformando em um negócio interessante e lucrativo. O papel fundamental do executivo é o de estar sintonizado com estas oportunidades.
A crescente preocupação com o ambiente é questão ética. Neste sentido, estabelecer processos operacionais que não interfiram negativamente no ambiente, surge como desafio de toda e qualquer organização responsável. A sociedade espera dos empreendedores o mínimo de consciência. Para os relutantes, a legislação torna-se cada vez mais severa, indicando os caminhos a seguir.

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