São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Time de Parreira deixa os torcedores à míngua

MARCELO FROMER; NANDO REIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Que estranho time é esse que há muito já deixou de ser brasileiro?
É um time estranho, pois já deixou de representar o futebol de seu próprio país, abandonando à míngua os seus torcedores.
É um time estranho que durante a Copa foi abandonando, também, seus jogadores.
Os nossos craques já não se reconhecem nesse time (alguns já nem mesmo cabem dentro dele) e, consequentemente, apresentam um futebol irreconhecível.
Vejamos o caso do Raí, há pouco tempo tido como o maior craque do país, campeão de todos os torneios que disputou. Ele nunca conseguiu reproduzir, dentro dessa seleção, o seu melhor futebol. Acabou por ser afastado de uma maneira cínica e sobretudo inútil, demonstrando que dentro desse time cabem poucos jogadores.
Outro exemplo é o Zinho, representante do último time brasileiro a ganhar todos os torneios que disputou. Ele também não consegue jogar bem nessa seleção e muitos pedem a sua cabeça.
Se analisarmos cada um dos nossos jogadores, talvez somente se salve a estrela solitária do Romário, que nunca precisou, nem precisará de time algum: joga sozinho e para si.
Então chegamos a uma estranha encruzilhada. Ou os jogadores brasileiros formam um bando de pernas-de-pau ou há algum fenômeno que os impede de jogar.
Por isso, voltamos ao princípio desse raciocínio para chegar à seguinte conclusão: se esse time não representa mais o futebol brasileiro, se ele não representa também os torcedores e nem mesmo os seus jogadores, quem ele representa afinal?
Ele representa apenas o Parreira. O problema é que o Parreira não representa nada.
Marcelo Fromer e Nando Reis são integrantes da banda Titãs. Sua coluna na Copa sai aos sábados, domingos e segundas-feiras.

Texto Anterior: Juiz erra e impede empate da Espanha
Próximo Texto: Espanha atacou sem ter eficiência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.