São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Próximo Texto | Índice

Lotes privilegiados escapam à verticalização

TELMA FIGUEIREDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Resquícios da São Paulo de antigamente ainda podem ser encontrados em locais valorizados da cidade, onde os edifícios praticamente dominaram a paisagem.
Com uma procura meticulosa, descobre-se casas antigas em lotes amplos –símbolo de brava resistência ao processo de verticalização acelerado da cidade.
Casas do começo do século, por exemplo, continuam presentes em plena av. Angélica, av. Higienópolis e r. Henrique Schaumann.
E o que é mais interessante: em alguns casos os donos moram no local há várias décadas.
Essas pessoas envelheceram junto com seus imóveis. Não se importam muito com a valorização do lote e nem sentem-se seduzidas pela idéia de um negócio lucrativo.
Compradores certamente não iriam faltar, porque nos trechos em que estão situados o zoneamento permite a construção de prédios.
Esse tipo de terreno é um chamariz para incorporadores e construtores, à caça dessas "jóias" para lançar novos empreendimentos.
Além do amor dos donos pelas casas, há outros motivos para a venda não sair. Problemas na documentação ou o fato do imóvel ser alvo de inventário em curso.

LEIA MAIS
sobre terrenos e especulação imobiliária nas págs. 10-2, 10-3 e 10-9

Próximo Texto: Boas áreas para incorporação hoje são raras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.