São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro antigo, visual novo

CLAUDIA GONÇALVES

Se até o "Juízo Final", pintado por Michelangelo no teto da Capela Sistina, no Vaticano, precisou ser restaurado, que dirá os livros que estão há anos esquecidos em suas estantes. Apesar de não poder parar o tempo, um restaurador como Carlos Roberto Camargo faz maravilhas por diplomas, manuscritos, gravuras, certidões, jornais, livros e obras de arte em papel –como aquarelas e guaches. Além de limpar e clarear o papel, Camargo dá vários banhos com produtos que retardam a oxidação, reconstitui rasgos, buracos ou vincos e faz a encadernação, no caso dos livros. Segundo o restaurador, todo cuidado é pouco: umidade, luz em excesso, poeira e poluição aceleram a deterioração do papel.
C.G.

Carlos Roberto Camargo. R. Cambuí, 43, Jaçanã, zona norte. Segunda a sexta: 8h/18h. Preço: R$ 80 (restauração e encadernação de um livro de cem páginas, com 20 cm por 23 cm).

Texto Anterior: Pra variar, tente um jogo de golfe
Próximo Texto: A segunda morte de Diego Maradona
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.