São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
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Tipo ganha esportividade com motor 2.0

EDUARDO VIOTTI
EDITOR DE VEÍCULOS

O Tipo 2.0 quatro portas chega custando o equivalente em reais a US$ 22,5 mil (sem opcionais). Ám avaliação realizada por -NM;BF-Veículos-XB;NM-, o carro mostrou desempenho muito superior ao da versão 1.6 vendida no país.Como os demais Tipo, a versão SLX é importada da Itália pela Fiat. Com vendas que beiram as 5.000 unidades mensais, o Tipo é o estrangeiro mais vendido.O motor italiano de oito válvulas e 1.995 cc é semelhante ao argentino que equipa os Tempra nacionais. Desenvolve 109 cv a 5.750 rotações por minuto.As diferenças são na injeção de gasolina e no sistema para diminuir vibrações do motor.O Tipo SLX tem injeção múltipla (com um bico injetor para cada um dos cilindros), enquanto os Tempra i.e. trazem apenas um bico injetor para todos os cilindros.A injeção múltipla favorece a esportividade. O Tipo 2.0 tem agilidade no trânsito urbano e permite ultrapassagens rápidas com total segurança na estrada.O motor italiano traz ainda dois eixos paralelos ao virabrequim. Áles giram sem outra função que a de eliminar as vibrações do motor.Através desse recurso, a Fiat conseguiu grande maciez no funcionamento, sensação que se reflete em conforto na cabine.Com a maior agressividade proporcionada pelo motor mais potente, o Tipo SLX permite que se explore com mais ousadia a boa estabilidade oferecida pela suspensão.O modelo aceita curvas feitas em limites bastante críticos. A excelente estabilidade é também obtida graças aos pneus ligeiramente mais largos que na versão 1.6.O câmbio também favorece a impressão de dirigibilidade acima da média. Com engates firmes e macios, permite trocas rápidas em "tocadas" mais esportivas e conforto na cidade.A direção hidráulica –com volante regulável em altura– é leve em manobras e firme em velocidades mais elevadas.As boas características do modelo são acentuadas pelo pacote de opcionais, que inclui ar-condicionado, freios ABS (que impedem o travamento das rodas e as derrapagens em freadas de emergência) e "airbag" (almofada de ar que se infla em frações de segundo à frente do ocupante em caso de colisão) para o motorista.A versão avaliada não trazia todos os opcionais. Tinha teto solar elétrico, ABS, bancos com regulagem de altura e para as costas, com apoio central para os braços.O acabamento interno do SLX também é superior ao do 1.6. Os botões de acionamento da buzina são chatos de acionar.O carro testado tinha trava central, mas retrovisores externos acionados manualmente.O spoiler dianteiro (prolongamento aerodinâmico do pára-choque) traz faróis de neblina incorporados. Baixo, raspa em valetas mais acentuadas.Outro problema é característico da marca italiana: as suspensões transmitem ruído e vibrações

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