São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
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Aceleração do Volvo 850 Turbo é "radical"

DA REDAÇÃO

Aceleração do Volvo 850 Turbo é 'radical'
O Volvo 850 Turbo representa uma ruptura na conservadora estratégia da marca sueca. O tradicional carro de família –o mais seguro e espaçoso, capaz de durar anos a fio– ganha desempenho agressivo.
E um desempenho e tanto. O carro é veloz como um superesportivo. Acelera tanto que é capaz de empurrar os ocupantes contra o encosto dos bancos.
Sua marca para chegar da imobilidade aos 100 km/h é de cerca de sete segundos. Em velocidade final, supera muito os 200 km/h.
Tanto desempenho custa caro. O 850 Turbo custa US$ 78 mil, mesma faixa de preço de modelos intermediários da BMW ou Mercedes-Benz, mais famosos no país.
O 850 não oferece menos que seus concorrentes. É um carro impressionante pelo desempenho e sóbrio nas linhas.
Mesmo com um design conservador, sem concessões à arredondada tendência ditada pela indústria japonesa, consegue ser elegante e atraente.
Suas soluções técnicas são de última geração. O motor, de cinco cilindros em linha, é montado transversalmente. Tem quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas no cabeçote.
Tem sistema de injeção eletrônica sequencial integrado à ignição, monitorados por microprocessador digital.
Com turbo e intercooler (radiador que resfria o ar admitido pelo motor), o motor de 2.319 cc de cilindrada despeja 225 cv nas rodas dianteiras, a 5.300 rotações por minuto (rpm).
A aceleração é brutal. Quando o turbo entra em ação, a partir de 3.000 rpm aproximadamente, as rodas dianteiras escavam o chão e é difícil o mais recatado pai de família não se transformar em um "boyzinho" urbano.
O carro tem também estabilidade excepcional. Faz curvas como se estivesse em trilhos, auxiliado por pneus largos, de perfil baixo, montados em rodas de alumínio de 16 polegadas de diâmetro.
Além de serem capazes de manter as rodas em contato com o chão em curvas forçadas, as suspensões absorvem bem as irregularidades do solo e não transmitem ruídos ou vibrações excessivos à cabine.
Os únicos ruídos estranhos audíveis no modelo são os plásticos de painel que rangem, mostrando que o piso nacional é bem pior que o da Europa.
O câmbio manual de cinco marchas é macio e os engates são rápidos e precisos.
O sistema de direção (com volante regulável em altura) hidráulica é regressivo, permitindo maciez em manobras e oferecendo firmeza em altas velocidades.
Os freios, discos nas quatro rodas, tem sistema ABS, que impede derrapagens em freadas fortes. Dão impressão de segurança mesmo quando se abusa um pouco das acelerações do Turbo.
Segurança é um dos pontos altos do modelo, tradição que a marca Volvo faz questão de preservar. Há cinto com três pontos de fixação mesmo para o ocupante central do banco traseiro.

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