São Paulo, segunda-feira, 11 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula usa estrutura do PSDB na Bahia

EUMANO SILVA
ENVIADO ESPECIAL A XIQUE-XIQUE (BA)

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está usando o poder econômico do PSDB da Bahia para atrair eleitores para a caravana de campanha pelo rio São Francisco.
O PSDB é responsável pelo pagamento da maior parte dos custos dos comícios. Os tucanos também colocaram dois aviões à disposição da caravana.
Em troca da estrutura de campanha montada pelo PSDB, o PT ajuda o candidato tucano ao governo do Estado, Jutahy Júnior, com sua militância. O PT tem mais de 30 mil filiados na Bahia.
"Não existe negócio que não seja bom para os dois", afirmou Jutahy, referindo-se à aliança dos dois partidos. A Bahia é o único Estado no qual os tucanos apóiam Lula.
Outra vantagem eleitoral para Jutahy é a possibilidade de que Lula transfira para ele os votos que tem na Bahia. Esses votos estão concentrados principalmente no eleitorado mais pobre.
"A caravana está sendo feita pela militância do PT e pela estrutura do PSDB", disse José Sérgio Gabrielli, organizador da caravana na Bahia.
O PSDB também ajuda Lula com sua força política na Bahia. Mais de 40 prefeitos apóiam Jutahy. Os tucanos têm ainda nove deputados estaduais, seis federais e um senador.
Também são do PSDB os ex-governadores Roberto Santos e Waldir Pires. Santos foi ministro da Saúde no governo de José Sarney. No mesmo governo, Pires foi ministro da Previdência Social.
A prefeita de Salvador, Lídice da Mata, é outra tucana. O PT tem quatro deputados estaduais, dois federais e dois prefeitos.
O governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães, controla mais de 300 prefeitos no Estado. ACM é o maior adversário do PT e dos tucanos na Bahia.
Nos comícios, o PSDB ajuda com palanques e equipamentos de som. Em Xique-Xique (590 km de Salvador), um candidato a deputado federal pelo PSDB, João Leão, emprestou um trio elétrico.
Um dos aviões acompanha a caravana em todo o percurso. Ele poderia ser utilizado, por exemplo, se Lula ficasse doente. O outro avião fica viajando para Salvador ajudando a divulgar a caravana.

Texto Anterior: Petista faz denúncia contra o vice de FHC
Próximo Texto: Petista discursa descalço e reza "Pai Nosso"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.