São Paulo, segunda-feira, 11 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Holanda esperou muito para partir ao ataque

JOHAN CRUYFF
ESPECIAL PARA A FOLHA

A trajetória da Holanda neste Mundial acabou justamente no momento de seu melhor futebol. No instante que a seleção holandesa se atreveu a pôr em prática tudo aquilo que sabe fazer, chegou a eliminação pelas mãos do Brasil.
Seguramente, não há outra seleção que tenha a qualidade futebolística capaz de fazer dois gols nos brasileiros e mantê-los encurralados em seu campo, deixando os canarinhos quase sem capacidade de reação.
Cair fora do Mundial jogando um futebol de alto nível e sendo derrotado pelo Brasil não é demérito algum, mas eu gostaria de saber porque a Holanda teve que esperar estar perdendo de 2 a 0 para decidir-se a aplicar o futebol ofensivo que todo mundo sabe que ela é capaz de praticar.
O Brasil fez seu jogo. Controlou a bola no primeiro tempo, sem arriscar-se e vendo exatamente quais eram as intenções da Holanda. Na verdade, essa seleção sabe que o mais importante é ter a bola em seu poder e que, com o tempo, aparecerá Romário para abrir o caminho do triunfo.
Porém, um detalhe nessa partida contribuiu muito para a vitória do Brasil: foi o fato de que, pela primeira vez nesse Mundial, Bebeto jogou em seu melhor nível. De repente, o Brasil já não dependia unicamente de Romário. Bebeto se unia a ele para tornar mais temíveis os ataques canarinhos.
Apesar de, no final, o triunfo acabar do lado do Brasil, por méritos do time, considero que deve-se levar em conta o erro coletivo de quem ficou a ponto de perder uma partida que estava ganha.
Se quiser ser campeã do mundo, uma seleção da categoria do Brasil não pode perder uma vantagem de dois gols em menos de 20 minutos.
A experiência de sábado contra a Holanda pode contribuir muito ao time brasileiro nas duas partidas que restam até o próximo domingoo.
A última coisa que falta destacar deste Brasil x Holanda é que foi, sem dúvida, o melhor jogo até aqui, futebolisticamente falando.
Pela primeira vez neste Mundial, duas equipes mostraram qualidade técnica suficiente para reinventar o futebol
em cada jogada.

Texto Anterior: Time italiano é o mais cansado do Mundial
Próximo Texto: Vontade dos jogadores leva seleção para frente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.