São Paulo, segunda-feira, 11 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU convoca brasileiros para Força de Paz

NILSON BRANDÃO
DA SUCURSAL DO RIO

O último grupo de pára-quedistas brasileiros –107 do total de 170 que integrarão a Força de Paz da ONU (Organização da Nações Unidas) em Moçambique– embarcará para este país no próximo dia 21, em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira).
A missão do Cobramoz (Contingente Brasileiro em Moçambique) será atuar em caso de confronto entre duas facções políticas que fizeram acordo pela desmobilização e desarmamento até as eleições de outubro em Moçambique.
A emoção tem marcado o embarque das tropas. No primeiro, cerca de 300 familiares foram ao 1º Distrito Naval, no Rio, para se despedir dos pára-quedistas.
"É muita tristeza saber que eles vão, mas não ter certeza de que voltarão", disse Adriana Rocha, 22, filha única do 3º sargento da Brigada de Pára-Quedistas, Laucir Rocha, 44.
Vanda Lima, 26, mulher do pára-quedista Luciano Santos, 28, disse, no meio de forte crise de choro, que era "muita dor" ver o marido partir.
Durante a despedida, a banda do Exército executou desde "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, a "Let Me Try Again", sucesso na voz de Frank Sinatra.
A banda também tocou o Tema da Vitória, usada pela Rede Globo em transmissões de Fórmula 1 –música quase sempre associada ao piloto Ayrton Senna, morto em 1º de maio.
Os militares do Cobramoz partem para o país africano usando o capacete azul, característico da Força de Paz da ONU.
A participação do Brasil foi requisitada pela ONU para o período de seis meses, podendo ser renovada por igual período. A atuação de militares no exterior é considerada "serviço nacional relevante" pelo Exército. Eles substituirão a tropa italiana, que cumpriu a mesma missão por um ano e está deixando a África.
O primeiro grupo de oficiais seguiu para Moçambique, no último dia 3, no navio "Ceará", da Marinha, e o segundo, dia 8, em aviões da FAB. O Exército também está enviando equipamentos militares.

Texto Anterior: AS GUERRAS NO MUNDO
Próximo Texto: Conflito entre Iraque e Irã assusta teens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.