São Paulo, segunda-feira, 11 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lutadores de sumô implantam silicone

TERRY MCCARTHY
DO "THE INDEPENDENT", EM TÓQUIO

A associação japonesa de sumô proibiu, na semana passada, os implantes de silicone no couro cabeludo para lutadores baixos demais que procuram aumentar sua altura para participar do esporte.
A decisão seguiu-se à revelação de que Goji Hirada, lutador de 16 anos, havia aumentado sua altura em 15 centímetros para satisfazer a exigência de altura mínima de 1,73 metro, imposta aos lutadores.
Ele não conseguia mexer a boca normalmente porque a pele de seu rosto havia sido esticada para dar espaço à protuberância da cabeça.
Harada já havia sido reprovado no exame cinco vezes. Mas, determinado a ter acesso ao mundo dos gigantes do sumô, submeteu-se a quatro injeções de silicone numa clínica de cirurgia plástica cosmética, com o objetivo de aumentar sua altura. Cada operação lhe custou cerca de 4.000 libras.
Os lutadores de sumô costumam submeter-se a um regime para aumentar seu peso: além de consumirem quantidades enormes de "chanko-nabe" (cozido de frango e verduras), bebem engradados inteiros de cerveja e litros de uísque.
A "dieta" especial visa alargar suas cinturas e abaixar seu centro de gravidade, para que seja mais difícil atirá-los para fora do ringue.
O programa de expansão corporal vertical de Harada foi um empreendimento temporário.
O implante terá que ser removido para que participe das competições, que envolvem choques entre as cabeças dos lutadores. Isto supondo que a Associação de Sumô não decida revogar o resultado do exame e bani-lo do esporte.
Harada não foi o primeiro a recorrer a esse expediente. Mainoumi, que hoje está na primeira divisão dos lutadores, também utilizou silicone para passar no teste de altura quando entrou para o esporte.

Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Papa critica divórcio e denuncia aborto; Nelson Mandela quer comércio com ingleses; Polícia quer acabar com Cartel de Cali; EUA e Vietnã farão reunião diplomática; Primeiro-ministro nepalês renuncia; Estilo de Berlusconi influi na moda italiana; Rafael Caldera pede respaldo para medidas
Próximo Texto: EUA lutam contra decadência moral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.