São Paulo, segunda-feira, 11 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coréia do Norte adia reunião com EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As conversações entre a Coréia do Norte e os Estados Unidos sobre o programa nuclear norte-coreano ficarão suspensas até depois do funeral de Kim Il-sung. Ele deve ser enterrado no dia 17 de julho.
O presidente morreu de infarto aos 82 anos na madrugada de sexta para sábado, segundo fontes oficiais.
As conversações tinham sido iniciadas na sexta, em Genebra (Suíça), mas foram interrompidas no dia seguinte devido ao anúncio da morte do presidente.
Após uma reunião de duas horas entre o secretário-assistente de Estado dos EUA, Robert Gallucci, e um representante do primeiro-ministro norte-coreano, Kang Sok Ju, foi anunciado que a delegação coreana voltaria a seu país.
"O chefe da delegação (da Coréia do Norte), nomeado membro do Comitê Funeral do Estado (...), foi chamado para comparecer aos serviços fúnebres em Pyongyang", informou a delegação.
"Nesse sentido, a delegação norte-coreana sugeriu que a atual terceira rodada de conversações fosse adiada", acrescentou.
O comunicado sugeriu que a data para continuar as conversações seja decidida através de canais diplomáticos em Nova York.
As conversações são consideradas cruciais para a resolução da crise causada pelo suposto programa de armas nucleares.
Os EUA esperavam persuadir os norte-coreanos a alterar as usinas nucleares, trocando as atuais por um tipo que não tem condições de produzir armas atômicas.
Os americanos tinham convencido seus interlocutores a permitir que suas usinas fossem inspecionadas por técnicos da Agência Internacional de Energia Atômica.
Um outro ponto importante das conversações era o destino do combustível atômico usado pelas usinas norte-coreanas.
Os EUA querem que a Coréia do Norte envie o combustível para reprocessamento no exterior.
Observadores dos EUA disseram que a suspensão das conversações era esperada.

Texto Anterior: País está de luto pela morte do presidente
Próximo Texto: Governo de Israel fecha acesso à faixa de Gaza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.