São Paulo, terça-feira, 12 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula quer ter comitê central para governar

EUMANO SILVA
ENVIADO ESPECIAL A REMANSO (BA)

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, quer ter em seu eventual governo um grupo de assessores que estará acima dos ministros na hierarquia federal.
Esse grupo seria responsável pela formulação das políticas de governo. A maioria dos ministros atuaria apenas na execução dos projetos definidos por Lula e pelos integrantes dessa espécie de comitê central.
Um dos objetivos dessa proposta é fugir da burocracia ministerial enquanto Lula negocia com o Congresso uma reforma administrativa. A avaliação dentro do PT é que dificilmente essa mudança poderá ser aprovada no primeiro ano de governo.
A intenção do candidato é usar esse grupo para implantar já a partir do primeiro ano do governo os projetos que considera emergenciais. Esses projetos seriam executados por mais de um ministério.
As áreas prioritárias seriam a agricultura, saúde, educação e combate ao desemprego. A região Nordeste seria a mais beneficiada pelos projetos emergenciais, seguida da região Norte.
"A atual estrutura ministerial é viciada e tem de mudar", afirmou Lula, em entrevista coletiva concedida anteontem à noite durante viagem de barco pelo rio São Franciso.
A existência de superassessores também dificultaria que ministros de outros partidos agissem por conta própria e contrariassem a orientação do PT.
Lula quer ainda evitar a superposição de órgãos federais em apenas uma área. "Sempre que há superposição, um órgão atrapalha o outro", disse Lula.
Lula afirmou também que se for eleito poderá convidar para seu governo membros do PSDB que hoje estão apoiando Fernando Henrique Cardoso para a Presidência da República.
"Política não se faz só com amigos, mas com adversários também", disse o petista.

Texto Anterior: Lula se nega a comentar
Próximo Texto: Petista aceita a revisão exclusiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.