São Paulo, terça-feira, 12 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Idéias do escritor nascem de imagens cômicas

BERNARDO CARVALHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O fato de ter sido cartunista coloca Will Self numa posição muito peculiar dentro da tradição da literatura satírica inglesa.
"Cock and Bull", por exemplo, nasceu de uma imagem pontual. "Muito das minhas idéias vêm de coisas visuais. Há um jogo de rugby no livro, onde o personagem revela involuntariamente a vagina atrás de seu joelho para os homens que estão atrás dele. Para mim, era uma idéia muito engraçada desses grandes machos sendo expostos a essa situação cômica. Todo o livro tem origem nessa imagem", diz.
"Cock and Bull" está dividido em duas novelas. Na primeira, uma mulher insatisfeita no casamento descobre assombrada uma protuberância desenvolvendo-se dentro de sua vagina. Na segunda, um homem acorda com uma fenda atrás do joelho e acaba tendo que se resignar às evidências: trata-se de uma vagina.
Em ambos os casos, as consequências são simultaneamente hilariantes e horripilantes –mais horror em "Cock" (Pinto) e mais humor em "Bull" (Touro –o nome do protagonista). Em ambos os casos, os personagens têm que aprender a viver com seus novos órgãos e tirar o maior prazer possível dessa nova condição.
Self trabalha com uma estranha combinação de perversão e humor. Há histórias dentro da história, como em "Cock", e as perversões sempre parecem mediadas por um discurso, por alguém que narra o horror e as atrocidades, como no romance "My Idea of Fun", publicado no ano passado na Inglaterra e com lançamento no Brasil previsto para novembro, também pela Geração Editorial, com tradução de Caio Fernando Abreu.
As narrativas dentro da narrativa reforçam a impressão de que o narrador não se identifica com nada daquilo. É um narrador sarcástico, irônico e até mesmo cínico. Faz parte da estratégia de desconcertar o leitor até as últimas consequências sem diminuir o o suspense, a curiosidade e o riso. (BC)

Texto Anterior: Will Self inventa metamorfose sexual
Próximo Texto: Texto incorpora experiência com as drogas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.