São Paulo, quinta-feira, 14 de julho de 1994
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Obras em minianel viário continuam até 95

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

A inauguração do segundo túnel do complexo Maria Maluf, no último sábado, não encerrou as obras do minianel viário de São Paulo, um conjunto de avenidas que liga as rodovias que chegam à cidade.
O minianel, principal obra viária de São Paulo, foi projetado há mais de 40 anos e deve ficar pronto até o final do ano que vem.
Se a prefeitura cumprir a promessa, o minianel finalmente será uma via semi-expressa, como foi projetado. Mas em 1995 já vai estar saturada.
Quando foi concebido em 1949, São Paulo tinha uma frota de 106 mil veículos. Quando as marginais começaram a ser construídas, em 1967, a frota já era de 600 mil.
Hoje, são mais de 4 milhões de veículos diariamente nas avenidas da cidade –entre eles cerca de 1 milhão de caminhões.
"A cidade cresceu muito no período entre o projeto e o término da obra. O minianel nem foi concluído e já é uma obra pequena para São Paulo", afirma Marcos Helou, diretor de obras da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização), estatal que gerencia as obras do minianel.
Até o final das obras, a prefeitura vai investir US$ 30 milhões na construção de dois viadutos e quatro passagens subterrâneas no minianel.
Essas obras vão substituir semáforos e desvios que "estrangulam" o trânsito (leia abaixo).
O minianel é formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, rua Juntas Provisórias e pelas avenidas Bandeirantes, Tancredo Neves, Luis Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
São 56 quilômetros de avenidas, projetadas para absorver o tráfego de caminhões que circulam pelo centro da cidade.
A construção dos dois túneis do complexo Maria Maluf, ao custo de US$ 120 milhões, uniu finalmente o minianel, mas ainda há ligações e trechos improvisados.
Um dos pontos críticos do minianel é a ligação da rua Juntas Provisórias com a avenida Luis Inácio de Anhaia Melo.
Essa ligação hoje é feita por um desvio. Até o final de agosto, a prefeitura pretende inaugurar um viaduto e substituir o improviso.
Viadutos e passagens subterrâneas deverão ser construídos também na avenida Salim Farah Maluf e no acesso à via Anchieta, locais de congestionamentos diários.

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