São Paulo, quinta-feira, 14 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Erro causou ataque a helicópteros dos EUA

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O Pentágono (Departamento da Defesa dos EUA) revelou ontem que a derrubada de dois helicópteros do Exército do país por aviões da Força Aérea norte-americana sobre o Iraque, no último mês de abril, ocorreu devido a erros do pessoal da Força Aérea.
Os helicópteros, que transportavam 26 militares de várias nacionalidades em missão humanitária das Nações Unidas, se identificaram corretamente, mas mesmo assim, por causa de falhas de comunicação, foram abatidos.
O relatório, divulgado ontem pelo secretário da Defesa, William Perry, é o passo inicial para a punição dos responsáveis. }Essa tragédia nunca deveria ter acontecido, disse ele.
O governo dos EUA estuda a possibilidade de pagar indenização às famílias de todas as vítimas.
Os helicópteros trafegavam em uma das zonas de vôo proibido para aeronaves iraquianas desde a Guerra do Golfo (1991).
Os pilotos dos aviões norte-americanos acharam que eles eram do Iraque e dispararam os mísseis que os abateram. (CELS)

Texto Anterior: 'Marianne' ganha um novo rosto; Jacques Santer pode suceder Delors; EUA vão deportar acusado de atentado; Anglicanos mudam 'Deus masculino'; Mandela é operado de catarata; Relatório Colosio é contestado
Próximo Texto: Israel expulsa palestinos da OLP e fecha acesso a Gaza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.