São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientistas discutem ética na democracia

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A reunião da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) deste ano vai ter como tema central a ética na consolidação da democracia.
O encontro anual acontece entre os dias 17 e 22 deste mês na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória (ES).
A proposta principal do evento é discutir a ética na democracia, na universidade, na ciência e, também, a ética do cientista.
A SBPC quer discutir ainda uma recomposição da educação no país com ênfase mais regionalizado.
A reunião deste ano –a 46ª da SBPC– deve ser menor do que a que aconteceu em 1993, em Recife (PE). Estão sendo esperados entre 3.800 e 4.000 inscritos.
No ano passado, participaram oficialmente 6.800 inscritos, mas os organizadores calculam que cerca de 15 mil pessoas passaram pelo evento diariamente.
Na reunião realizada em Recife, as discussões giraram em torno da qualidade de vida no Brasil, como criminalidade, mas também foram discutidos assuntos políticos, como movimentos separatistas.
"Além de ter sido um encontro logo depois do impeachment de Collor, com todo mundo querendo falar, o apelo turístico de Recife é inegável", diz Azis Ab'Saber, 69, presidente da SBPC.
Mas, segundo ele, o fato de a reunião de Vitória ser menor não significa que o encontro seja menos importante.
"Muitas vezes, encontros com menos participantes permitem uma discussão mais profunda", diz.
Quanto à educação, Ab'Saber afirma acreditar que o "o eixo do conhecimento e do ensino deve ser a região onde vive o aluno".
Segundo Ab'Saber, "atualmente está ficando impossível para a criança que não viaja perceber coisas de sua própria região".
Para manter o que está se tornando uma tradição nos encontros da SBPC, um circo com capacidade para 1.050 pessoas foi montado junto à universidade.
O Circo da Cultura terá palhaços, malabaristas, corais e grupos musicais.

Texto Anterior: Seis assaltam banco e fogem a pé no Rio
Próximo Texto: Crise ameaça institutos paulistas de pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.