São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros fazem seguro no exterior

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

Os empresários brasileiros estão fazendo seguro contra sequestros em seguradoras do exterior. No Brasil, oficialmente, nenhuma seguradora presta esse tipo de serviço.
Uma das principais cláusulas desse tipo de seguro, segundo a Folha apurou junto a um banqueiro brasileiro, é o sigilo. Basta vazar a informação da realização do seguro para o segurado ter seu contrato cancelado.
Segundo esse banqueiro, o seguro anti-sequestro é feito também por brasileiros aqui residentes mas é altamente sigiloso.
Um dos receios das seguradoras ao realizar esse tipo de operação é com a segurança do operador. Ele também é vítima potencial de sequestro, pois os sequestradores podem querer ter conhecimento da lista de seus clientes.
O segredo também é importante para o segurado. No caso de ser de conhecimento público que ele fez este tipo de seguro, ele pode ser priorizado em relação a um empresário que não o tem. Teoricamente seria mais fácil de negociar com quem tem seguro porque a existência de recursos disponíveis estaria assegurada.
Além do sigilo, outra cláusula importante é a da negociação em caso de sequestro. Nenhum parente do sequestrado pode participar das negociações que, em geral, é feita por um funcionário da seguradora, muitas vezes do departamento jurídico.
O caminho no Brasil, em geral, para fazer um seguro anti-sequestro é buscar os bancos multinacionais que fornecem seus serviços a clientes especiais.
Segundo o diretor de uma seguradora brasileira associada a um banco multinacional, a principal dificuldade para a seguradora nesse tipo de serviço é a comprovação do ocorrido, pois há a possibilidade de se forjar o sequestro para conseguir o dinheiro da seguradora.
Não só sócios e diretores de grandes empresas têm seguro contra sequestro. Profissionais liberais também podem tê-lo.

Texto Anterior: Motorista atinge 30 e é linchado
Próximo Texto: Paulistano agora pode passear de helicóptero
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.