São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metalúrgicos propõem nova política industrial

DA FT

O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, receberá hoje do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, um documento com propostas para uma política industrial e geração de empregos.
O documento conterá as principais resoluções do seminário "Abertura Econômica e Emprego", promovido pela Força Sindical e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, com apoio da Federação das Indústrias de São Paulo.
O objetivo do evento é discutir as saídas para a indústria e o trabalhador diante da concorrência com os produtos importados."Desde a abertura do mercado, em 1990, houve uma queda significativa no nível de emprego em diversos setores", diz Paulo Pereira da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.
O sindicalista cita, por exemplo, a indústria têxtil, que demitiu cerca de 500 mil trabalhadores nos últimos quatro anos. A indústria de máquinas fechou 177 mil postos de trabalhos neste período. As micro e pequenas indústrias empregavam cerca de 1,3 milhão de pessoas em 1988 e hoje esse número é de 792 mil.
O presidente da Fiesp, Carlos Eduardo Moreira Ferreira, defende uma reformulação na política de importação para que a abertura econômica não cause danos à indústria nacional.
Além disso, os representantes da indústria presentes ao seminário são unânimes na defesa de uma ampla reforma tributária.
O documento que será entregue ao ministro Ricupero também terá como proposta uma maior fiscalização dos recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e o incentivo às pequenas indústrias.

Texto Anterior: Banco Central baixa medida para câmbio
Próximo Texto: Registro de exportação do café é aberto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.