São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil deve sucesso aos seus jogadores

TELÊ SANTANA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Foi o jogo mais fácil dos seis que o Brasil teve pela frente. A vitória podia ter sido garantida no primeiro tempo. E Romário perdeu sua grande chance de se tornar o artilheiro desta Copa.
A seleção sueca não teve nada a ver com a que vimos em Detroit. Fraca, cansada, sem uma jogada de ataque. Sua defesa deu a maior liberdade possível a Romário, que marcou um e perdeu dois outros que normalmente ele não perde.
A certa altura pareceu-me que tudo o que os suecos pretendiam eram segurar o zero a zero. Principalmente depois da expulsão de Jonas Thern. Provavelmente, com aquele calor, não aguentariam os 30 minutos de prorrogação. Dependiam de uma decisão por pênaltis.
O jogo foi todo do Brasil. Se a vitória não veio mais cedo –e por placar mais cômodo– a culpa foi nossa.
Não vi novidades no nosso time. Continuamos jogando da mesma maneira. Poderíamos (e deveríamos) ter ousado mais contra a fraca equipe sueca.
Não temos muitas opções de jogada além dos avanços dos laterais e das iniciativas de Romário. São as nossas armas.
Muitos "melhores times" têm perdido Copas do Mundo, uma competição imponderável, cheia de surpresas, na qual o trabalho de anos pode ir por água abaixo no breve instante de um pênalti.
Continuam falando essa bobagem de que, em futebol, ou é jogar bem e perder, ou é jogar mal e vencer. Acredito firmemente que se possa jogar bem e vencer. Não perdemos Copas anteriores por termos jogado bem. Aliás, mandar um time a campo para jogar bem é a obrigação de todo técnico. Vitórias ou derrotas são consequências.
É verdade que a atual seleção está vencendo sem jogar bem. E pode conquistar a taça desse jeito. Mas não por jogar mal, não por se fechar tanto na defesa, não por méritos de seu comando técnico.
Se a seleção brasileira chegou, com justiça, à final desta Copa do Mundo, deve isso aos jogadores.

Texto Anterior: Números mostram que Zinho evolui na Copa
Próximo Texto: Brasil fez sua melhor partida nesta Copa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.