São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Refugiados no Zaire já passam dos 100 mil

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma ofensiva dos rebeldes tutsis no norte de Ruanda provocou ontem o início da fuga de centenas de milhares de pessoas para a cidade de Goma, no Zaire, junto à fronteira norte do país.
O êxodo começou ao amanhecer. Os refugiados, em sua maioria hutus, cruzavam a fronteira levando tudo que podiam. Goma é sede da principal base da operação francesa de ajuda humanitária no país.
A ONU estima que até ontem à noite haviam chegado à cidade mais de 100 mil pessoas.
Goma tem 150 mil habitantes e se transformou em um enorme campo de refugiados. A ONU disse não ter meios de garantir a segurança dos ruandeses.
A FPR (Frente Patriótica Ruandesa) controla dois terços do país. Os rebeldes tomaram Ruhengeri e avançavam ontem rumo a Gisenyi. O avanço provocou a fuga do governo e de tropas do Exército.
O governo fugiu para a cidade de Cyangugu, dentro de uma zona sob proteção de tropas francesas.
O governo francês disse que não tem como impedir a entrada das autoridades ruandesas na região, mas a acolhida será a mesma dada a outros refugiados. Soldados do Exército foram para o Zaire.
A França pediu ontem a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU sobre a crise em Ruanda.
O primeiro-ministro designado pelos rebeldes da FPR chegou hoje à capital Kigali. Ele disse que sua tarefa inicial é resolver o problema dos refugiados.
Faustin Twagiramungu, um hutu moderado, foi escolhido pelos tutsis para chefiar um governo de conciliação.
O premiê se reuniria ontem com o comando da FPR. Um representante da ONU pediu a ele a decretação imediata de uma trégua.
O conflito em Ruanda foi desencadeado pela morte do presidente do país, Juvenal Habyarimana, no dia 6 de abril.
Desde então, 500 mil pessoas já podem ter morrido em massacres, atribuídos em sua maioria a hutus contra a minoria tutsi.

Texto Anterior: Jovens de Seul enfrentam polícia para homenagear Kim Il-sung
Próximo Texto: Guerrilheiros libertam reféns em Moçambique
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.