São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil mandará tropa ao Haiti, dizem EUA

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O Brasil está entre os 12 países que concordaram em integrar forças militares lideradas pelos EUA para manter a ordem no Haiti depois que o governo militar daquele país for substituído.
A informação foi dada ontem em Washington pela embaixadora dos EUA junto à Organização das Nações Unidas, Madeleine Albright, em discurso ao Clube Nacional de Imprensa.
Antes, a assessora de imprensa da Casa Branca, Dee Dee Myers, havia se recusado a listar os nomes dos países do continente americano (entre 8 e 12, segundo ela) que haviam oferecido tropas para policiar o Haiti.
Além do Brasil e dos EUA, segundo Albright, os países que vão fornecer os 4.000 soldados necessários para a tarefa são Argentina, Chile, Barbados, Jamaica, Trinidad, Guiana, Suriname, Belize, El Salvador e Honduras.
Em 1965, o Brasil participou da ocupação internacional da República Dominicana, que divide a ilha de Hispaniola, no mar do Caribe, com o Haiti.

Texto Anterior: Europa se reúne hoje e deve eleger Santer
Próximo Texto: Combate se intensifica na Bósnia; ONU estuda novas opções militares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.