São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa se reúne hoje e deve eleger Santer

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

Os chefes de governo da União Européia se encontram hoje em Bruxelas (Bélgica) para escolher o sucessor do francês Jacques Delors na presidência da Comissão Européia, o cargo executivo mais importante da UE.
O favorito é o premiê de Luxemburgo, Jacques Santer, 57. Críticos de sua provável confirmação no cargo hoje vêem nele o }mínimo denominador comum entre os 12 países da União Européia.
O primeiro-ministro britânico, John Major, vetou a candidatura do premiê belga, Jean-Luc Dehaene, que já tinha sido endossado pelos outros 11 líderes em cúpula realizada em Corfu (Grécia) no mês passado.
Major, na época, disse que não aceitava a candidatura Dehaene por ele ser um federalista (a favor de maior poder central para a UE em detrimento do poder dos governos dos países membros).
Mas Santer é visto também como federalista, apesar de assessores de Major já terem indicado que o governo britânico vai sancionar seu nome.
Luxemburgo, com Santer como primeiro-ministro, estava na presidência rotativa da UE na primeira metade de 1991 quando o Tratado de Maastricht, que regula o futuro da união, foi acertado.
Ele teve importante papel ao manter a política externa e muitos assuntos internos fora da esfera decisória da UE, ganhando a simpatia britânica.
Já assessores do federalista Delors, que em dez anos na presidência da CE aumentou os poderes do cargo e entrou em conflito com Margaret Thatcher (antecessora de Major), temem que a escolha de Santer sirva para enfraquecer os poderes do presidente, o que abriria caminho para o eixo Alemanha-França consolidar o seu domínio.
A Alemanha assumiu a presidência rotativa da UE em julho e o chanceler Helmut Kohl será o anfitrião da cúpula de amanhã.
Depois de seis meses, a presidência passa para a França. Os dois países terão assim um ano seguido para impor suas políticas.
Mesmo se os 12 líderes endossarem Santer hoje em Bruxelas, seu nome ainda pode ser vetado pelo Parlamento Europeu, que, segundo o Tratado de Maastricht, deve ser consultado na escolha do presidente da Comissão.
Segundo pesquisa publicada ontem pelo jornal inglês }Financial Times, que ouviu 150 dos 567 eurodeputados, Santer foi escolhido por apenas seis deputados, atrás de outros possíveis candidatos como o ex-premiê italiano Giuliano Amato (23 votos) e o premiê holandês Ruud Lubers (9).

Texto Anterior: Mandela se recupera de cirurgia no olho; Banqueiro denuncia empréstimo de Clinton; Diminuem casos de poliomielite; Condenado obeso não quer ser enforcado; Londres não julgará crimes de guerra
Próximo Texto: Brasil mandará tropa ao Haiti, dizem EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.