São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequim agora tem sua 'rainha do macarrão'

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

Na galeria dos novos investidores, a China já tem a sua "rainha do macarrão". Julie Wu controla uma cadeia de 26 lanchonetes em Pequim e 100 em todo o país, oferecendo sempre o mesmo cardápio: sopa de carne com macarrão, acompanhada de algas ou salada de repolho com cenoura.
"A China é minha terra natal e por isso decidi voltar", conta Julie à Folha em seu escritório no 11º andar do sofisticado Hotel Capital.
Ela nasceu em Xangai, a maior cidade chinesa, e em 1949, época da Revolução Comunista, embarcou para Taiwan, refúgio dos chineses que não queriam o regime de Mao Tse-tung. Dez anos depois, migrou para os EUA.
Americanizada, Julie chama a atenção por detalhes ainda pouco comuns no vestuário da China. Usa unhas compridas e pintadas com um vermelho berrante. No rosto, a maquiagem carregada a diferencia das caras lavadas típicas entre as habitantes de Pequim.
Julie, junto com seu sócio Hong Lee, decidiu montar seu negócio ainda em 1985. Depois de um investimento de 15 milhões de yuan (US$ 2 milhões), o mercado chinês ganhou a Califórnia Beef Noddle King ("rei do macarrão com carne da Califórnia").
A receita do sucesso: lanchonetes limpas, atendimento rápido e cordial e preço acessível. Uma refeição regada a Coca-Cola sai por 20 yuan (US$ 2,5). Quem quiser gastar mais pode pedir a cerveja Cinco Estrelas.
Nas lachonetes de Julie existe sempre um sócio chinês, ou seja, cada uma é uma joint venture.
Na da rua Xinhua (Nova China), centro de Pequim, o parceiro é a Associação de Artes da capital. Para reforçar seu orçamento, essa organização estatal resolveu entrar também no ramo do macarrão.
Para enfrentar o calor de mais de 31ºC, a lanchonete tem ar condicionado. Na parede, um sinal que os restaurantes chineses não costumam ter: "É proibido fumar", sentencia o cartaz trazido pelos sócios norte-americanos. (JS)

Texto Anterior: Pequim julga 15 dissidentes
Próximo Texto: Jovens de Seul enfrentam polícia para homenagear Kim Il-sung
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.