São Paulo, sábado, 16 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desgaste físico prejudicou Itália

MARCELO DAMATO; ANDRÉ FONTENELLE
DA REPORTAGEM LOCAL

Os italianos sentiram o peso da desgastante semifinal contra a Alemanha Ocidental, quatro dias antes, no estádio Azteca.
A Itália dobrara a equipe de Beckenbauer ao cabo de 120 minutos de jogo, por 4 a 3.
O técnico Ferruccio Valcareggi, que levara a equipe ao título europeu de 1968, em casa, tinha uma dúvida no ataque: escalar Mazzola ou Rivera.
Jogador da Internazionale, Mazzola tinha o apoio dos zagueiros e companheiros de equipe Facchetti e Burgnich, por voltar mais para ajudar na marcação.
Rivera era um jogador mais ofensivo e o companheiro de ataque favorito de Gigi Riva, do Cagliari. Com Rivera, a Itália era mais perigosa à frente.
Valcareggi, no entanto, escalou Mazzola no meio e pôs no ataque Boninsegna, ex-rival de Riva no Cagliari. A rixa foi esquecida durante a Copa.
A Itália chegou à final sem impressionar. Na primeira fase, enfrentou Suécia (1 a 0), Uruguai (0 a 0) e Israel (0 a 0).
Nas quartas-de-final, derrotou o México por 4 a 1, antes de vencer os alemães na semifinal.
Nas duas últimas partidas, a entrada de Rivera no lugar de Mazzola, no intervalo, fora decisiva.
O técnico detreminou marcação individual sobre os atacantes. Rosato contra Tostão, Facchetti contra Jairzinho, Burgnich e Bertini se alternando entre Rivelino e Pelé.
Não funcionou. Logo aos 18min, Pelé subiu mais alto que Burgnich e abriu o placar. Os italianos recuperaram o controle ao empatar em uma falha da defesa brasileira.
Surpreendentemente, Valcareggi não colocou Rivera em campo no intervalo. O cansaço da longa partida contra a Alemanha se fez sentir na segunda etapa.
Os gols brasileiros começaram a sair. Só a seis minutos do fim o técnico italiano se lembrou de fazer Rivera entrar. Tarde demais.
Valcareggi nunca foi perdoado por não ter posto o atacante no jogo mais cedo. Quando a seleção desembarcou na Itália, só Rivera foi acolhido como herói –e vítima.
(MD e AFt)

Texto Anterior: Brasil faz catimba para vencer
Próximo Texto: LA produz megashow para os três tenores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.