São Paulo, sábado, 16 de julho de 1994 |
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Moda arma de novo seu circo para desfiles de verão
EVA JOORY; ERIKA PALOMINO
Começa nesta terça-feira em São Paulo a temporada de desfiles primavera-verão, que vai mobilizar até setembro mais de 20 marcas e confecções nacionais. A exemplo de sua estratégia do último inverno, quem abre o circuito é a Ellus, com desfile só para convidados na boate Som de Cristal. Com uma novidade: uma linha idealizada para a marca pelo estilista paulistano Alexandre Herchcovitch. Na semana seguinte, dias 25, 26 e 27, o grande evento fica por conta do Phytoervas Fashion. Este ano, nove estilistas e marcas vão apresentar dentro do evento as tendências para o verão (ano passado, para o inverno, foram três). Eles foram escolhidos por uma comissão composta por jornalistas especializados, pessoas envolvidas com moda e por membros da organização do evento, dando continuidade ao projeto de revelar e dar apoio a nomes da moda brasileira da marca de cosméticos que batiza o evento. Desfilam suas coleções, assim, Walter Rodrigues, Alexandre Herchcovitch, Cia. de Linho (os três da edição anterior), Fause Haten, Marisa Ribeiro e as marcas Sucumbe a Cólera (de Régis Fadel e Liana Padilha), Special K (pronuncia-se "spechial key", de Li Camargo e Marcelo Quadros), Clements Ribeiro (sediada em Londres, do brasileiro Inácio Ribeiro e da inglesa Suzanne Clements) e a Cooparoca - Cooperativa de Trabalhos Artesanais da Rocinha. Setembro As marcas Transport, Armadilha (acessórios em couro) e Patachou também realizam seus desfile em julho, nos dias 21, 25 e 26 respectivamente. Em agosto é a vez da marca masculina Hugo Boss e da Viva Vida. Setembro, por enquanto, desponta com datas para a grife de sapatos Arezzo, num desfile do diretor de teatro José Possi Neto, e para a final nacional do concurso Smirnoff International Fashion Awards. Ellus No desfile de terça-feira, a Ellus deverá mostrar, em sua linha principal, força no look college e nas roupas justas ao corpo. A coleção inclui também microssaias, saias kilt, estampas militares e camufladas e t-shirts com mensagens. Há também looks com referência à estética do fotógrafo alemão Helmut Newton, sexy e glamourosa, em tecidos como plástico, cetim e o brilhoso ciré. Já na linha idealizada por Alexandre Herchcovitch para a Ellus, a volta do índigo azul-marinho e a escolha do preto como sua cor do verão. E também os corselets sempre presentes em suas criações. Adriana Bozon, gerente de produtos da marca, explica que a idéia é trabalhar com um estilista novo a cada coleção: "Escolhemos o Alexandre desta vez por já estarmos familiarizados com seu trabalho". Tendências Entre as tendências que já se pode prever para o próximo verão, verifica-se o marcado uso da cor, como na coleção do estilista Fause Haten, que propõe "uma mulher lânguida e sensual". Walter Rodrigues, por sua vez, investe no branco total, o que ele explica como "o fim de um ciclo". Também vão aparecer na passarela os brilhos sintéticos como no plástico e no vinil –bem como no paetê e strass– que marcaram as últimas coleções na Europa e EUA. Outra preocupação dos estilistas diz respeito a descobertas de tecidos capazes de adquirir diferentes texturas. "Quero que meus vestidos tenham um ar antigo, como se tivessem sido guardados durante muito tempo", antecipa Rodrigues. Texto Anterior: 'A Falecida' faz rir com Nelson Rodrigues Índice |
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