São Paulo, segunda-feira, 18 de julho de 1994
Próximo Texto | Índice

Pênalti define o tetracampeão na Copa que resgatou os gols

DA REDAÇÃO

A 15ª Copa do Mundo de Futebol que o Brasil conquistou ontem com a vitória diante da Itália entra para a história como a primeira a ser decidida nos pênaltis. A seleção brasileira é a primeira a ser tetracampeã.
A vitória por 3 a 2 nos pênaltis, depois de 120 minutos sem gols, foi assistida por mais de 102 mil pessoas no estádio Rose Bowl, em Pasadena, região de Los Angeles.
Em 31 dias, foram disputados 52 jogos e marcados 141 gols. A média, de 2,71 por partida, foi superior à da Copa de 90, na Itália –média de 2,2 gols por jogo.
O combate ao antijogo foi uma das marcas da Copa. A Fifa instruiu os árbitros a punirem com rigidez as jogadas violentas. O balanço é recorde em Copas: 15 expulsões e 235 cartões amarelos, 4,5 por partida.
A Copa dos Estados Unidos, com jogos disputados em nove cidades, bateu o recorde de público em Mundiais. A média foi de 68.604 pessoas por partida.
O sucesso de público foi um marco para o futebol do país, onde o basquete e o beisebol são os esportes mais populares. A boa atuação da equipe dos EUA, que chegou às oitavas-de-final, ajudou a divulgar o esporte.
A única mancha na organização do torneio foi o horário das partidas. Alguns jogos, disputados às 12h30 locais, tiveram temperaturas superiores a 35 graus Celsius.
Alemanha e Argentina, que haviam se enfrentado na final das duas últimas Copas, não chegaram às semifinais. A desclassificação tirou o brilho do adeus de uma geração.
O meia argentino Maradona, 33, e o líbero alemão Matthaeus, 32, igualaram o recorde de 21 partidas em jogos de Copa. Os dois haviam participado das finais de 86 e 90.
O jogo de abertura, realizado no dia 17 de junho, no estádio Soldier Field, em Chicago (Illinois), foi visto por 63.117 pessoas.
A Alemanha venceu a equipe da Bolívia por 1 a 0 e quebrou um tabu. A seleção campeã de uma Copa não vencia o jogo inaugural da Copa seguinte desde 1974, quando esse sistema foi instituído pela Fifa.
Para definir os classificados, 143 países disputaram cerca de 500 jogos. Este foi o último Mundial com 24 equipes. Na Copa da França, em 98, 32 estarão presentes.

Próximo Texto: Copa breca escalada do futebol defensivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.