São Paulo, segunda-feira, 18 de julho de 1994
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Francesa Reynolds fecha acordo com a Helios

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais uma marca de caneta está desembarcando no mercado nacional, que movimenta mensalmente US$ 10 milhões com a venda de esferográficas, tinteiro e rollerball. A Reynolds, desde 1927 produzindo canetas na França, acaba de colocar seu produto no Brasil em associação com a Helios. A Helios está no ramo de materiais para escritório há 72 anos.
Nos primeiros três meses, o consumidor vai encontrar 15 itens diferentes entre esferográficas, rollerball e tinteiro da nova marca.
Nas contas de Roberto Sacchi, diretor comercial da Helios, serão comercializadas, nesta fase um milhão de esferográficas e 70 mil rollerball e 130 mil canetas tinteiro. Isso equivale a cerca de 2% das vendas nacionais, da ordem de 50 milhões de unidades por mês. A liderança do mercado está nas mãos da Bic (55%) e da Gillette (22%). Até o final do ano, a Helios projeta um faturamento de US$ 350 mil só com a nova marca.
Se o negócio emplacar, alguns modelos de canetas passarão a der fabricados no Brasil já em 95, na indústria da Helios em Barueri (SP), informa Sacchi. "Somente as cargas viriam da França".
Faz parte dos planos da empresa atender a América Latina com a produção brasileira, explica.
Nesta primeira faze, a Helios aposta apenas em seu pessoal de vendas. Está investindo US$ 30 mil em marketing para divulgar os produtos e não tem campanha publicitária dirigida ao consumidor.
A redução das alíquotas do imposto de importação sobre canetas, de 28% para 20%, viabilizou o negócio para a Helios, diz Sacchi.
Tanto é que aumentou a participação das canetas importadas no mercado nacional. Há um ano, elas nem contavam nas estatísticas. Hoje representam entre 10% e 12% do mercado, cerca de 5 milhões de unidades vendidas por mês.
Em sua avaliação, o mercado de material para papelaria está contido. Aumentou entre 4% e 5% ao ano de 90 para 91.
Em 90 chegou a faturar US$ 27 milhões; em 92 despencou para US$ 15 milhões e fechou o ano passado com US$ 17 milhões. Para 94, projeta o mesmo resultado de 93.

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