São Paulo, segunda-feira, 18 de julho de 1994
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Compra pelo crediário cresce 5,9%

DA REPORTAGEM LOCAL

O consumidor está optando pela compra a prazo nos primeiros dias do real.
Apesar das altas taxas de juros cobradas no crediário -entre 10% e 11% ao mês, em média-, os prazos longos para pagar mercadorias atraem clientes.
Levantamento da Associação Comercial de São Paulo mostra que a procura pelo crediário do dia 1º a 14 deste mês aumentou 5,9% na comparação com igual período do ano passado e 2,9% sobre igual período do mês de junho.
Para ter idéia do desempenho das vendas a prazo, a associação se baseia nas consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
A venda à vista -medida pelas consultas ao serviço de Telecheque-, ainda segundo a associação, vai no caminho inverso.
Marcel Solimeo, economista da associação, diz que o consumidor também está se tornando grande usuário do cartão de crédito.
Na sua análise, aos poucos o brasileiro está se acostumando com o real e com os preços. "A tendência é a de que as vendas se recuperem."
Eliana Farah Nassif, 44, gerente comercial da Casas Moyses, credita ao frio e às promoções da empresa com o tema da Copa o aumento de vendas.
A empresa investiu em lençóis, edredons e outros itens com as cores do Brasil e vestiu as vendedoras a caráter, o que, segundo ela, ajudou também a alavancar as vendas.
Ela revela que os consumidores levaram entre 35% e 40% a mais de edredons, cobertores e até toalhas de banho desde o último dia 8, em relação aos dez dias anteriores.
É certo que a rede de 13 lojas de roupas para cama, mesa e banho tem seu melhor período de negócios durante o inverno.
Mas se não fosse a Copa, Eliana acredita que as vendas atingiriam metade do que o registrado até agora.
O edredom de casal custa entre R$ 65 e R$ 175. O cobertor espanhol, de pura lã, R$ 192. O cobertor de puro cashmere italiano sai por R$ 980.
O edredom também ocupa bastante espaço nas prateleiras da Lojas Americanas. Osmair Luminatti, superintendente de compras, diz que a vendas de edredom dobraram este ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
Apesar do Plano Real ter provocado uma retração nas vendas, Luminatti diz que o volume de vendas da rede em julho tem sido muito bom.

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