São Paulo, segunda-feira, 18 de julho de 1994
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Consultor dá dicas para parcerias internacionais

RICARDO GANDOUR
EDITOR DE SUPLEMENTOS

"Global sourcing" –que na prática significa contar com fornecedores de várias partes do mundo– é uma estratégia que tem atraído grandes e pequenos empresários.
Na esteira da globalização das compras e vendas, empresas passam a considerar parceiros independentemente de seu endereço no planeta –desde que comprometidos com qualidade e prazo.
"Mas alguns cuidados são necessários para se ter sucesso nessa estratégia", afirma o consultor Manfred Tuerks, 53, responsável na América Latina da consultoria internacional A.T.Kearney, especializada em estratégia.
Tuerks também é vice-presidente da Associação Européia de Logística, em Bruxelas (Bélgica).
Ter uma estratégia: não adianta apenas buscar alternativas de fornecimento para reduzir custos. Os dois lados da parceria –comprador e vendedor– têm que definir objetivos no mercado e como irão atingi-los.
Poder do comprador: certas organizações detêm elevado poder de compra. Os fornecedores têm que levar isso em conta.
Poder do vendedor: o pior estado de um fornecedor é o de timidez. Ele tem que ser agressivo para mostrar que pode oferecer produtos que irão trazer vantagem competitiva a seu cliente.
Compatibilidade: vendedor e comprador devem analisar a chamada suas afinidades para conduzir juntos uma parcela do negócio.
Acesso ao capital: o normal é que os bancos possam ajudar as empresas a obter recursos que alavanquem sua competitividade.
Capacitação dos executivos: é impossível atuar em "global sourcing" sem domínio de idiomas estrangeiros e visão internacional do mundo dos negócios.

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