São Paulo, segunda-feira, 18 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JOGO DOS SETE ERROS

América do Norte
O único país real da América do Norte no tabuleiro é o México. O Alasca (território dos Estados Unidos) aparece como país.
Canadá e Estados Unidos são substituídos por países fictícios.
No lugar do Canadá ficam Mackenzie (rio canadense), Vancouver (cidade e uma ilha canadense), Ottawa (capital do Canadá) e Labrador (península).
No lugar dos Estados Unidos ficam Califórnia (estado norte-americano) e Nova York (cidade e estado norte-americanos).

América Central
No mapa do jogo o México (que é um país da América do Norte) ocupa todo a extensão da América Central.

América do Sul
Apenas oito dos 13 países do continente são representados. O Brasil aparece com suas fronteiras definidas. Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela não têm fronteiras definidas. O mapa omite Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Equador e Paraguai.

África
Apenas sete dos 53 países e sete territórios do continente são representados, mesmo assim com fronteiras diferentes das originais.

Oceania
O tabuleiro representa a Austrália e mais três países fictícios: Sumatra, Bornéo e Nova Guiné. Sumatra e Bornéo são ilhas da Indonésia e Nova Guiné é uma ilha onde localizam-se o Irian Ocidental (território da Indonésia) e Papua Nova Guiné.

Europa
Apenas nove dos 46 países e seis territórios da Europa são representados. O jogo cria um país fictício chamado Moscou (nome da capital da Rússia).

Ásia
O tabuleiro representa apenas 12 dos 46 países e sete territórios do continente. O território da ex-URSS é dividido em seis países fictícios: Aral (mar), Osmk, Tchita e Vladivostok (cidades da Rússia), Sibéria (planície gelada da Rússia) e Dudinka. O Oriente Médio, região da Ásia com 16 países, aparece como um único país. China, Mongólia e Japão aparecem com fronteiras semelhantes às verdadeiras. Índia e Vietnã aparecem com suas fronteiras ampliadas.

Fontes: "Almanaque Abril 94", "The World Almanac 94", "O Mundo Hoje 93" e professores de geografia

Texto Anterior: Jogos didáticos também erram
Próximo Texto: Proposta não é ensinar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.