São Paulo, sexta-feira, 22 de julho de 1994
Próximo Texto | Índice

Impacto fianceiro; Nem tudo é festa; Querem mexer; Deu zebra; Pedra no caminho; Mais turbulência; Segundas intenções; "Dura lex, sed lex"; Ligação atávica

Impacto financeiro
A queda de Osiris Lopes da Receita é uma vitória para o Banco Central, que há tempos pressionava, sem sucesso, o secretário para baixar os impostos sobre aplicações financeiras. Os maiores interessados na medida são os bancos.

Nem tudo é festa
Muitos empresários comemoram a queda de Osiris da Receita, mas alguns, de olho na eleição, se preocupam com eventuais efeitos negativos na candidatura FHC.

Querem mexer
Empresários da Fiesp dizem que a saída de Osiris da Receita retira um dos maiores obstáculos à reforma tributária. Lembram que o ex-secretário sempre sustentou que "imposto bom é imposto velho".

Deu zebra
Osiris deixou ontem na gaveta a sua tradicional gravata estampada com pequenos leões. Combinando com o clima de demissão, preferiu usar uma gravata de zebrinhas.

Pedra no caminho
Os resultados das pesquisas de avaliação encomendadas pelo Planalto são muito bons para Itamar. Tanto que muitos assessores dão como certo que ele elegerá o sucessor, FHC. Isto foi antes da crise que derrubou Osiris da Receita.

Mais turbulência
Tenso, Itamar disse a amigos que, apesar do caso Osiris, sua grande preocupação ainda é o impasse sobre o reajuste salarial do funcionalismo. O presidente teme que não seja possível acalmar as reivindicações civis e militares.

Segundas intenções
A cúpula da campanha de FHC viu na ação fiscalizadora da Receita contra a seleção um protesto de fiscais insatisfeitos com seus salários. Quanto ao papel de Osiris, há quem fale em pretexto para uma "saída heróica" do governo.

"Dura lex, sed lex"
Em seu artigo 318, o Código Penal define como crime a ação de funcionário público que "facilitar, com infração de dever funcional, a prática de contrabando ou descaminho". A pena é de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.

Ligação atávica
A sede da CBF fica na rua da Alfândega, no Rio. A intimidade entre as partes encerra-se por aí.

Próximo Texto: Pedido indeferido; Cacofonia; Operação delicada; Preparando o terreno; Fora do gancho; Dentro de casa; Cálculos arriscados; Visita à Folha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.