São Paulo, sexta-feira, 22 de julho de 1994
Texto Anterior | Índice

Lista de afastados por Itamar é grande

GUSTAVO PATÚ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O desgaste sofrido pelo secretário da Receita, Osiris Lopes Filho, não é uma novidade nas relações do Palácio do Planalto com a equipe econômica do governo.
Osiris é mais um na lista de afastados pela intromissão do presidente Itamar Franco na condução da política econômica.
O ex-ministro da Fazenda, Gustavo Krause, pediu demissão após Itamar ter tomado conselhos do economista Dércio Garcia Munhoz. Krause saiu em 93 e nenhuma idéia de Munhoz foi adotada.
Paulo Haddad, sucessor de Krause, e o ex-presidente do BC Gustavo Loyola se demitiram quando Itamar quis fazer nomeações políticas para a diretoria do BC. Depois que saíram, Itamar reformulou sua lista de indicados.
O processo de "fritura" mais arrastado envolveu o ex-presidente do BC Paulo César Ximenes. Por três meses, Itamar criticou Ximenes devido às taxas de juros.
Ximenes acabou saindo por criticar a legalização dos cheques pré-datados, sugerida por Itamar. Depois da saída de Ximenes, os juros foram elevados e o pré-datado continua ilegal.

Texto Anterior: AS TROMBADAS DE OSIRIS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.