São Paulo, sexta-feira, 22 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalhistas escolhem Tony Blair como líder

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

O Partido Trabalhista britânico elegeu ontem Tony Blair, 41, como seu novo líder. Os trabalhistas esperam que Blair, da ala "direita" do partido, acabe com 15 anos de governo conservador nas próximas eleições gerais, até 1997.
"Se vocês (conservadores) não conseguiram mudar este país para melhor em 15 anos, nunca conseguirão. Chegou a hora de vocês partirem", disse Blair em seu discurso após ser eleito com 57% dos votos. Em segundo lugar ficou John Prescott, com 24,1%.
Prescott, da ala "esquerda" do partido, venceu a eleição para a vice-liderança, criando uma dupla que alia a ala renovadora trabalhista e a velha guarda socialista.
Blair ganhou popularidade quando ocupava a pasta do Interior no governo paralelo trabalhista. Ele defendia o combate ao crime com mais ardor que o governo conservador.
Formado em direito pela Universidade de Oxford, jovem e eficiente diante das câmeras (já houve comparações com Bill Clinton), Blair aposta que vai conseguir reconquistar votos da classe média.

Texto Anterior: EUA querem invadir Haiti
Próximo Texto: Invasores de computador copiam arquivos secretos do Pentágono
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.