São Paulo, sexta-feira, 22 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Invasores de computador copiam arquivos secretos do Pentágono

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

Invasores de sistemas de computadores, conhecidos como hackers, entraram nos últimos meses em arquivos do Pentágono e copiaram informações do Departamento de Defesa dos EUA.
Alguns "hackers", segundo o Pentágono, conseguiram informações sobre pesquisa de novas armas, design de aviões e navios, folha de pagamento e arquivos de militares, procurações e mensagens trocadas entre funcionários.
O Pentágono ainda averigua se informações sobre armas nucleares chegaram a ser copiadas.
Os sistemas do Pentágono foram invadidos a partir da Internet, a maior rede de computadores do mundo, com 20 milhões de usuários (inclusive no Brasil).
O Pentágono usa a Internet, que conecta computadores a sistemas telefônicos, para que seus funcionários troquem informações.
Os arquivos são protegidos por senhas e códigos, que acabaram mostrando-se vulneráveis.
Michael Higgins, diretor para Segurança de Informações do Pentágono, afirma que a invasão "tem grandes proporções". "Parece que muitos 'hackers' estão dando as chaves de acesso para outros", diz.
Os "hackers", segundo Higgins, conseguiram penetrar em arquivos onde se armazenavam informações que reforçariam os sistemas de computadores contra intrusos.
O Pentágono acha que detectou apenas 5% dos "hackers".
Especialistas em computadores nos EUA consideram a Internet "arriscada demais" para informações sigilosas.

Texto Anterior: Trabalhistas escolhem Tony Blair como líder
Próximo Texto: Manifestação reúne 150 mil contra terror na Argentina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.